Proteja-se contra UVA e UVB

0

O Verão está aí, e com ele os problemas de exposição ao Sol sem o devido cuidado. Quem tem a pele muito branca deve evitar a exposição excessiva ao sol e  se proteger. Tumores de pele foram associados à queimadura solar e até mesmo à exposição moderada às radiações UV. Há estudos que sugerem a associação da radiação UVA e o melanoma, o tumor de pele mais severo de todos.Além de tumores a exposição ao sol pode ser a causa de problemas como redução da atividade do sistema imunológico da pele e envelhecimento precoce. Neste último caso a pele fica cheia de sulcos, rugas e perde demasiadamente a qualidade.


Para um aproveitamento melhor de suas atividades no verão sem sofrer agressões intensas causadas pelas radiações UV algumas dicas são importantes:

*Evitar o sol entre 10 da manhã e 16 da tarde;


* Usar chapéus, bones, viseiras, óculos de sol, calças e camisetas de manga longa (quando possível);


* Atenção quanto aos óculos de sol que devem ter 100% de proteção contra radiações UV;


* Os protetores solares devem ser aplicados em média 30 minutos antes da exposição solar;
* Os protetores solares devem ser reaplicados a cada 1 ½h a 2h;
* Procurar produtos de proteção solar com cobertura contra radiações UVA e UVB;
* Na dúvida sobre qual protetor solar utilizar procurar sempre um médico/dermatologista para a melhor opção de fator de proteção solar e tipo de produto.

Diferença entre os raios UVA e UVB:

Os Raios UVA atingem a pele quase da mesma forma durante o inverno e o verão.Sua intensidade aumenta um pouco entre ás dez da manhã e ás quatro da tarde.Os raios UVA também estão presentes em doses mais altas do que as de um dia de sol, nas cãmaras de bronzeamento artificial.Penetram profudamente na pele e causam o fotoenvelhecimento(causado pelo sol).

Os Raios UVB penetram superficialmente na pele,Aincidência desses raios na atmosfera aumenta no verãoComo acontece com os raios UVA, os UVB aumentamsua intensidade também entre ás dez da manhã e ás quatro da tarde.São eles que causam as queimaduras solares e alteraçoes celularesque deixam a pele mais propensa ao Câncer de Pele.


.

0 comentários: