Doença Celíaca

1


Embora muita gente nem faça idéia , essa doença existe e é séria.Conheço várias pessoas que sofrem com esse problema , inclusive crianças, o que é bem pior pelo fato delas gostarem de guloseimas e biscoitos.A doença celíaca ou também conhecida como a doença do glúten é uma doença do intestino delgado, a qual causa um enorme prejuízo na absorção dos nutrientes, vitaminas, água e sais minerais. No intestino delgado encontramos uma série de vilosidades, as quais têm como principal função absorver os nutrientes dos alimentos que foram ingeridos, mas quando a pessoa sofre de doença celíaca as vilosidades pode ter maior ou menor atrofia. A doença pelo glúten pode ocorrer em uma a cada 300 pessoas e é mais freqüente em brancos do que em negros. A doença se desenvolve através da ingestão de alguns cereais como aveia, cevada, trigo ou centeio na alimentação, causando diarréia crônica, inchaço nas pernas e distensão abdominal.Estes cereais possuem a gliadina, a qual é responsável pela danificação na mucosa intestinal.
As causas para esta doença pode ser falta de enzima digestiva, formação de anticorpos e predisposição genética. A pessoa sente diarréia, fezes claras e volumosas com gotas de gordura; baixa estatura, fraqueza geral, anemia eficiente por falta de absorção de ferro e vitamina B12, modificação no humor, distensão abdominal por gases, vômitos, náuseas e cólicas, alterações na pele, queda de pêlos, fraqueza nas unhas, alterações do ciclo menstrual, osteoporose, diminuição da fertilidade, e inchaço dos membros inferiores.Para o tratamento é indicado uma dieta isenta de glúten por três meses para verificar o que ocorre com os sintomas. É também feito uma série de exames como de urina, fezes e sangue. O ideal é que a pessoa que possui esta doença não ingira alimentos que contenham glúten em sua composição.


1 comentários:

zeca baldarena disse... [Responder Comentário]

Olá pessoal,estamos colocando no mercado uma massa fresca pre cozida e recheada (SEM GLUTEN)justamente para pessoas celíacas,diabéticas e praticantes de uma alimentação sem gluten.
informações:
email:pastificio@pastificiobaldarena.com.br