Síndrome de Pânico

0
Hoje,eu fiquei com pena de uma cliente minha...ela deve ter uns vinte e poucos anos...olhar assustado,nervosa,me falou que tinha ido ao neurologista e também a um psiquiatra. Conclusão: Sindrome de Pânico.Fiquei curiosa e quis saber como tudo começara...rapidamente ela me falou que estava em uma festa e de repente teve uma briga...ela se sentiu perdida e só pensava em sair viva dali...
Aos poucos o tumulto foi contido...ela só queria sair daquele lugar...
Depois disso não conseguiu mais ir a nenhuma festa . Até os shows que ela tanto adorava, não vai mais! 
Lembrei que o meu pânico também começou assim...primeiro no carnaval de Olinda. Em pleno domingo, em frente a Prefeitura eu também passei por momentos angustiantes, quando queria sair do empurra -purra e não conseguia.
 Anos depois, o mesmo aconteceu no Carnaval de Salvador...e lá estava eu de novo tentando sair do meio da multidão...Aafffffff  Nunca mais quero passar por isso! Depois tive até raiva de mim, por entender que eu praticamente, acabara com o carnaval dos meus filhos!

O Que é Síndrome de Pânico?

 A síndrome é caracterizada pela presença de ataques de pânico, com sensação de perigo ou morte iminente, podendo surgir palpitações, falta de ar, tremores, náuseas, vômitos, tonturas, zumbidos e muitos outros sintomas. O ataque atinge seu ponto máximo em torno de 10-20 minutos, com reações típicas de luta-ou-fuga, onde a pessoa pode fugir desesperadamente ou permanecer paralisada de terror. As crises cessam espontaneamente após uma ou duas horas, deixando uma sensação de cansaço e “pernas bambas”.
Doentes com Transtorno do Pânico enfrentam problemas difíceis no dia-a-dia, uma vez que as crises ocorrem sem qualquer motivo aparente e podem causar danos irreparáveis no convívio em casa e no trabalho.
A consulta com psicanalista ou psiquiatra é fundamental para estabelecer o diagnóstico, eliminando outras doenças que podem se apresentar com o mesmo quadro.
O Transtorno do Pânico é uma doença crônica, necessitando acompanhamento e tratamento de manutenção para evitar novas crises.



0 comentários: