Dia Mundial do Diabetes

0
Aprendi desde pequena que a Diabetes é uma doença causada por um aumento anormal da glicose ou açúcar no sangue.
Sempre convivi com essa doença em minha casa.Meu avô, minha mãe, minha tia e meus tios, todos com Diabetes.
 Graças a Deus eu e meus irmãos nunca soubemos o que é isso,e olha que tenho duas irmãs que foram Gastroplastizadas(fizeram cirurgia de redução de estômago).
Sempre soube que a gordura é o principal risco da doença.Hoje é o dia Mundial da Diabetes e mais do que nunca, procurarei ajudar as pessoas orientando e esclarecendo sobre a prevenção da doença.

Aprendendo sobre Diabetes
Ter Diabetes é quando uma pessoa tem uma quantidade de açucar no sangue além do normal.Este excesso de açucar causa alteraçoes hormonais.  A glicose precisa da insulina, hormônio fabricado no pâncreas que facilita a entrada do açúcar nas células. Só que para quem tem diabetes esse mecanismo não funciona assim. Quando o organismo não produz, produz insuficientemente ou não processa a insulina de forma adequada, há um aumento das taxas de glicose no organismo que, em níveis elevados, pode ser tóxica e levar a uma série de conseqüências.
Segundo sua classificação, o diabetes pode ser divido em quatro tipos:


 Diabetes Mellitus tipo 1 (quando o portador necessita de injeções diárias de insulina),
 Diabetes Mellitus tipo 2 (não há a necessidade de injeções de insulina), Diabetes gestacional (ocorre durante a gravidez) e outros tipos mais específicos (ocorre a partir de doenças de origem genética, do pâncreas, hormonais, etc). 
Quando não tratada adequadamente, causa doenças tais como infarto do coraçãoderrame cerebralinsuficiência renalproblemas visuais e lesões de difícil cicatrização, dentre outras complicações.



Controlar o diabetes de forma adequada é, em primeiro lugar, um desafio para quem tem diabetes. Significa adotar mudanças de hábitos já bem conhecidos, mas complicados de colocar em prática: reeducação alimentar, exercícios, além de vigilância constante.



Mas como você conhece a expressão "prevenir é melhor que remediar", você tem uma razão muito forte para querer controlar adequadamente o diabetes: ficar longe das suas várias complicações.


.

0 comentários: