Um dia você vai ficar velho

3
Hoje é o Dia Mundial de Combate a Violência contra a  Pessoa Idosa. Infelizmente os idosos são alvos de criminosos, principalmente em saídas de bancos,quando esses pobres velhinhos vão sacar o seu dinheirinho da aposentadoria.Frágeis, inocentes,sem forças nos braços e pernas, muitos acabam sendo vítimas da própria família. 
Meu exemplo de hoje, diz respeito a uma cliente que há muitos anos tem a sua fichinha na farmácia.Compra fiado e todo dia 5 dde cada mes ela chega lá pra pagar a continha.Oque sempre me chamou a atenção é que ela vem com filhos,netos, marido de filha, namorido de neta,enfim uma cambada de umas 6 a 8 pessoas.
Pego de imediato um banquinho pra a pobre e cansada senhora sentar, ofereço uma águinha e vou logo resolvendo a sua conta.Ela é viúva de um funcionário de Rede Ferroviária. Uma boa quantia, que sustenta os inúteis da família, com feira de comida, roupa e sapatos.A cara de pau é tão grande que compram preservativos, anticoncepcionais,creme para espinha, tudo o que precisam...
Chega me dá raiva,mas como ela é uma cliente querida, não digo mais nada.Já teve dia que ela chegou lá sozinha, eu estranhei.Ela me disse que tinha saido caladinha só porque tinha tido vontade de comprar um perfume para ela no Boticário, loja junto ao banco.
Coitada, idosa, doente, e nem tem direito a nada...o dinheiro é para beneficiar a todos, menos ela.
O cúmulo foi quando uma filha disse: MÃE, VAI COMPRAR ESSA VITAMINA? TÁ MUITO CARA!
Ai eu não fiquei calada e disse : Ela tem mais é que se cuidar porque no dia em que ela fechar os olhos, tudo irá mudar.Ela entendeu e me encarou.Eu como não tenho medo de cara feia,coloco tudo o que dona Sinhazinha merece tomar.Pelo menos isso...
Nos últimos tempos, tornou-se praxe ouvir histórias tristes de netos que agridem e até matam os avós por causa de um dinheiro que lhes foi negado para comprar drogas ou gastar na farra com os amigos. Os filhos cometem o mesmo delito, sem levar em conta o esforço dos pais para sustentá-los durante toda uma vida.
A violência não se restringe às agressões físicas. Se o velhinho está dando trabalho em casa, por que brigar com ele? É mais fácil colocá-lo em um asilo e deixá-lo contando as horas para a morte, que em breve vai chegar. Parece simples. E é. Muitos idosos são levados a essas instituições contra a própria vontade. Alguns não têm mais forças para exigir dignidade dos familiares, enquanto outros se orgulham de não ter que pedir favores ou suplicar por dias melhores.
Fico pensando no descaso dessa gente, que não tem amor e nem pensa que um dia também vai ser um velho.

Frase do dia:




"Quarenta anos é a velhice dos jovens;
 cinqüenta anos é a juventude dos velhos. "

( Victor Hugo )











3 comentários:

Anônimo disse... [Responder Comentário]

Todos ficaremos velhos, mas nosso espírito permanecerá cada vez mais jovem e cheio de vontade de viver.

Unknown disse... [Responder Comentário]

Teresa, aqui na minha rua tem um asilo particular, com idosos de alta renda. Converso muito com eles e a maioria disse ter ido para lá por opção (ou falta dela), para fugir da exploração ou ameaças de violência por parte da família. É um caso muito sério isso que você disse. Embora esteja se tornando muito comum e muito lamentável. Abraços. paz e bem.

armalu,blogspot.com disse... [Responder Comentário]

Oi Teresa bom dia, com que verdade voce fala aqui em Portugal, dizem que chegam a abandonar velhinhos no hospital para irem de férias e coisas do genero,com por exemplo proximo do natal, pois toda a gente se esquece mal acabam de nascer se começo a envelhecer, e a menos que se morra jovem todos lá chegaremos. bj e muito amor e luz em sua vida