Assustada com o Lipoma

20
Ontem passei o dia todo em clínicas médicas com minha filha AMANDA, tentando fazer uma ultrasonografia de região lombar . Ela descobriu que tinha um nodulozinho ao passar creme hidratante no corpo.

Então resolvemos correr atrás e descobrir logo do que se tratava.
Fizemos a ultrason que detectou um Lipoma superficial subcutâneo, e o médico me assegurou que não é nada para me preocupar e poderá ser feito a remoção depois.
Fiquei aperreada sim e vim pro google descobrir mais sobre este danadinho que apareceu nela. E o mais engraçado é que ela nunca foi gorda, mas o lipoma independe disso, embora possam aparecer em qualquer local do corpo onde tenha gordura.



O que é um lipoma?
Um lipoma é um tipo de tumor benigno que é composto de células gordurosas. Ele cresce lentamente no tecido subcutâneo. Uma pessoa pode ter um único ou múltiplos lipomas. Estes tumores são muito comuns.

Quem desenvolve lipomas?
Os lipomas podem ocorrer em pessoas de todas as idades, porém tende a ocorrer em pessoas adultas e são mais visíveis na meia-idade. Afetam ambos os sexos igualmente, embora lipomas solitários sejam mais comuns em mulheres, enquanto múltiplos lipomas ocorram mais freqüentemente em homens.
O que causa lipomas?
A causa dos lipomas é desconhecida. Provavelmente há envolvimento genético, já que muitos pacientes com lipomas vêm de uma família com história deste problema. Ás vezes uma pancada pode desencadear o surgimento de um lipoma.
Quais são os sinais e sintomas?
As pessoas não reparam nos lipomas até que eles estejam grandes o suficiente para serem visíveis e palpáveis. Este crescimento ocorre lentamente em vários anos. Algumas características dos lipomas incluem:
- Uma elevação em domo de diâmetro variando entre 2 e 10 cm (alguns podem até ser maiores que isto)
- O tumor é mole e macio e é facilmente mobilizado sob a pele.
Alguns possuem uma consistência mais borrachosa. Ocorrem mais comumente nos ombros, pescoço, tronco e braços, mas podem ocorrer em qualquer lugar do corpo onde houver tecido adiposo. A maior parte dos lipomas é assintomático, mas alguns podem ser dolorosos com a aplicação de pressão. Os lipomas que são dolorosos ou sensíveis são usualmente angiolipomas (adipose dolorosa ou doença de Dercum). Isto significa que o lipoma possui uma quantidade maior de pequenos vasos.
Qual o tratamento disponível?
A maior parte dos lipomas não necessita de tratamento. A maior parte dos lipomas para de crescer e permanece indefinidamente sem causar qualquer problema. Ocasionalmente, os lipomas podem interferir com o movimento de músculos próximos, e a retirada cirúrgica então é indicada. Há vários métodos disponíveis:
- Retirada cirúrgica simples
- Técnica de pressão, onde uma pequena incisão é feita sobre o tumor e o tecido gorduroso é espremido através do buraco.
- Lipoaspiração


.http://www.derme.org

20 comentários:

AC disse... [Responder Comentário]

Teresa,
Comoveu-me profundamente!
(O seu coração é de oiro)

beijo :)

Anônimo disse... [Responder Comentário]

Minha filha de 7 anos também esta com um lipoma n região inguinal,ainda não sabemos qual será o procedimento que o médico tomara. A sua filha fez cirurgia?? Beijos no seu coraçãO!!
Rosangela.Goncalves@ig.com.Br.

Anônimo disse... [Responder Comentário]

nossa minha amiga, meu marido tem em media uns 40 a 50 lipomas esparramados pelo corpo, alguns são bem grandes, ele ja retirou, mas apareceram outros, e temos uma filha de 4 aninhos e morro de medo dela desenvolver tambem essa patologia...gostaria q se possivel vc postasse mais a respeito de como vc esta procedendo com o lipoma de sua filhinha, isso seria uma grande ajuda pra mim, caso tambem encontre algum lipoma tbem na minha filha! AH, e muita saúde pra vc e sua filha Amanda, beijao! Thaís.

Anônimo disse... [Responder Comentário]

ola tenho 52 anos e vários lipomas nas coxas. gostaria de saber qual o preço para fazer uma liposucusão. obrigada. Cristina

Anônimo disse... [Responder Comentário]

ola sou eu de novo ( Cristina ) quanto tempo vai demorar para sair o meu comentário e a resposta?

Anônimo disse... [Responder Comentário]

oi tenho um lipoma enorme no pescoço e estou esperando por uma cirurgia no sus, a cada dia que passa parece que sinto mais dor na minha coluna, tenho muito medo, não por mim totalmente mas porque tenho um filho de 2 aninhos e tenho medo de deixa-ló sozinho. Beijos
04/08/2011

Anônimo disse... [Responder Comentário]

Oi estou com um lipoma enorme as costas, fui ao clinico geral e ele disse pra procurar um clinico em cirugia plastica para remoçao do mesmo. Marquei minha consulta pro dia 13/09.
Não vejo a hora de retirar o mesmo, pois sinto muita dor nas costas, talvez pq trabalho sentada o dia todo e ele fica pegando na cadeira

Anônimo disse... [Responder Comentário]

Olá sou um jovem de 28 anos e tambem tenho vá lipomas alguns pequenitos outros maiores ,sao incomodos.multiplos.pois onde desenvolve um mais tarde desenvolve outro ou mais proximo.isto pode ser doloroso em zonas onde possa haver pressao sobre os lipomas .uns sao mais duros outros moles.vivo bem com eles,mas por vezes fico triste quando me dá dor ou quando me perguntam o que é.em termos de estetica é desagradavél pois sou um rapaz novo e magro e alguns sao notaveis. aqui fica o meu mail para que possamos debater sobre o assunto( mario.mda230@live.com.pt )

Anônimo disse... [Responder Comentário]

olá sou thiago, tenho 21 anos e a dois anos descobri que tenho de 8 a 9 lipomas e estou correndo atrás da minha cirurgia. (gostei das explicações que vc deu e tambem queria saber quanto tempo aproximadamente e recebido de afastamento pois faço muito esforço fisico)

Anônimo disse... [Responder Comentário]

Ola, tenho um lipoma no pescoço e estou na duvida entre a preocupaçao de retira-lo por uma questao estetica ou deixa-lo quieto e continuar crescendo...
Me ajudem por favor...

Anônimo disse... [Responder Comentário]

Oi galera, tenho 26 anos e em 2009 detectei um limpoma em minhas costas, fiz a remoção no hospital pelo SUS com anestesia local, após a remoção o médico não enviou para biopsia, o limpoma cresceu novamente, hoje em 2012 vou fazer a outra cirugia, agora com anestesia geral, pq meu médico quer remover o tecido ao máximo para que não volte novamente. Vou aproveitar esta cirurgia para remover um cisto no pescoço.

DUDU-ACESSORIOS DE INFORMÁTICA disse... [Responder Comentário]

tenho 29 anos fui no clinico ele disse que o meu poblema era lipoma marcou a cirurgia quando ia operar o medica pediu uma ultrasonografia tenho 9 lipomas quando fui operar tinha 8 agora espera pelo sus demora

silvana disse... [Responder Comentário]

OI MEU NOME E SILVANA E TENHO UM LIPOMA NAS COSTAS QUE ME DOI MUITO TIVE QUE PARAR DE TRABALHAR POIS NAO CONSIGO FICAR DE PE POR MUITO TEMPO POIS ELE ESTA LOCALIZADO BEM EMBAIXO NA PARTE DAS CADEIRAS BEM PERTO DA COLUNA VOU ESPERAR PELA CIRURGIA PARA REMOVELO NAO AGUENTO MAIS DE TAMTA DOR NEM UM REMEDIO ADIANTA,MAIS SEJA O QUE DEUS QUIZER ,BEIJOS PRA VOCES E BOA SORTE.

Jeferson disse... [Responder Comentário]

Achei q eu tinha um doença grave muito bem explicado parabéns

Anônimo disse... [Responder Comentário]

Obrigada pelo que li.Tenho 82 anos e meu exame de colonoscopia deu um LIPOMA e eu fiquei arrazada sem saber se era cancer, mas o que eu acabei de ler fiquei tranquila.Agora vou dormir bem. Beijos

Anônimo disse... [Responder Comentário]

ola amigos tenho 36 anos e tb possuo varios lipomas, vi que não tem nada ver com ser gordo ou magro, mas percebi que qd fico nervoso me parece que os lipomas começam a encomodar o seus tb é assim ??? percebo qd estou tranquilo nem percebo que eles existem !!!
abraços caso queiram trocar idéia vai e-mail
garfieldjato@hotmail.com

Anônimo disse... [Responder Comentário]

Oi tudo bem?
Sou Thais tenho 18 anos, a + ou - um mês apareceu na minha panturrilha uma "bola", fui no H.D.J.B (hospital), lá me disseram que é um LIPOMA, só que me dói bastante, e eu queria fazer academia mais não sei se isto me trará alguma consequência (mais dores, aumento de tamanho).
Ninguém de minha família teve ou tem um LIPOMA.
E também estou aguardando pelo SUS a cirurgia de retirada do LIPOMA.
Tenho só esse na panturrilha.
Me ajude por favor! Obrigada!

Anônimo disse... [Responder Comentário]

ola!! foi um alivio certos comentarios sobre o lipoma...pq tenho um ja á uns 10 ano, na virilha...fiquei arrazada quando fui retirar em um hospital de Osasco,e os medicos disseram q ñ poderiam retirar, apesar de ter passado por todo um proscesso pré-cirurgico, inclusive com anestesia geral e incisão, bem...ele continua na minha virilha...ñ doi,ñ me incomoda em nada, cresceu só um poukinho,e estes esclarecimentoo sobre o lipoma me deixaram muito mais relex...bjus e saúde a quem mais possa interessar

Anônimo disse... [Responder Comentário]

TENHO 31 ANOS, E A 15 DIAS RETIREI 2 LIPOMAS NAS COSTAS, UM EM CIMA DO OUTRO.. NÃO ERA DOLOROSO, A CIRURGIA CORRREU BEM.. ESTOU ME RECUPERANDO.. ESTOU UM POUCO ASSUSTADA AINDA, POIS NAO SABIA QUE ERAM 2.. MAIS GRAÇAS A DEUS TUDO ESTA BEM, ESPERO QUE ELES NAO VOLTEM MAIS.

Anônimo disse... [Responder Comentário]

dadad