Câncer de Vulva

0
Pesquisa revela que o câncer de Vulva é o 4º câncer mais freqüente da esfera genital feminina, ficando atrás do colo uterino, endométrio e ovário. Na literatura, sua incidência varia entre 1 a 3 por 100.000 mulheres.
 o câncer de vulva são tumores que se originam nas estruturas externas do trato reprodutor (lábios, abertura vaginal e clitóris). 
O câncer de vulva é uma neoplasia rara entre as mulheres. Seu tratamento em fases iniciais tem melhores resultados tanto estético-funcionais como sobrevida global, com elevado índice de cura. No entanto, tanto por questões culturais por parte das pacientes como desconhecimento dos profissionais, o diagnóstico ocorre na maioria das vezes em fase avançada da doença, onde o prognóstico é pior e o tratamento mutilante.
Foi o caso de minha tia, que quando perguntava a médica dela o que era aquilo que sempre aparecia nos resultados dos exames dela:
DOENÇA DE PAGET-ela respondia :
- esqueça isso! isso não é nada!
Passados 4 anos o problema voltou e quando a levei para o Oncologista, Dr. Erasto Filho, ele me explicou que Doença de Paget é um tipo de Câncer. Daí o que desencandeou todo o processo Invasivo da doença .
Ela já passou por diversas cirurgias como: Vulvectomia radical , Linfonodectomia inguinal esquerda e direita.Metástase entre a Cava e a Aorta, também para retirada de linfonodos.Por última, um tumor reincidente na  região Vulvar.A sequela é sempre o nosso dilema maior, pois com a cicatrização vem o estreitamento da Uretra e daí o uso contínuo de usar cateter de sondinha de Alívio para alargar o oríficio .Mas a gente vai aprendendo e ficando mais esperta a cada nova cirurgia.
 Fico imaginando a quantidade de mulheres que nesse momento estão passando por essa situação de ter que se auto aliviar com Cateter, depois da retirada da Sonda de Demora.





0 comentários: