Sibutramina: Proibida ou Não?

0
"Os riscos que este medicamento provoca são bem maiores do que seus benefícios.
Uma das medicações mais populares do mundo para emagrecimento foi proibida hoje de ser comercializada na Europa. A sibutramina, substância aliada em programas de dieta, está na mira dos pesquisadores de saúde há seis anos. Um estudo recém concluído concluiu que a droga aumenta em 16% o risco de enfartes e derrames em pacientes que a utilizam.
No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que ainda está analisando o estudo para decidir se irá proibir a sibutramina a exemplo do que fez a Agência Europeia de Medicamentos. Segundo relatório da Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes (Jife), órgão das Nações Unidas, o Brasil é o país que mais consome remédios para emagrecer no mundo.
Medicamentos à base de sibutramina são também populares no Brasil e nos Estados Unidos por homens e mulheres quem buscam emagrecer. Nos EUA, porém, a venda da substância já está sendo controlada desde o fim do ano passado por ordem da FDA (Food and Drug Administration), que atendeu aos apelos de uma organização de consumidores.
A sibutramina foi criada como antidepressivo nos anos 1980 e desde o início desta década foi liberada para utilização coadjuvante em dietas. A droga atua na sensação de saciedade.

Com informações do jornal Estado de São Paulo.



.

0 comentários: