Medo

11
Não bastasse o sofrimento do nosso povo em perder todas as coisas e até a casa que morava, toda a nossa população Palmarense passa por um terrível dilema:  O medo da Barragem do Prata estourar!
A semana passada, no outro dia da enchente, vivemos o maior pânico de nossas vidas , quando um boato surgiu na cidade que a barragem tinha estourado.Foi loucura total: pessoas enfartaram,todos queriam correr para o lugar mais alto da cidade,a ladeira do antigo matadouro. A ladeira de Olinda, em pleno domingo de carnaval, perdia.
Ficamos ligando para as autoridades e depois nos tranquilizamos, quando se constatou que tinha sido um "boato".
Hoje, estamos aqui apreensivos novamente.Nem sei se o pior é ver a Argentina ganhar ou esse pavor de ter de correr para não morrer afogado.
Estamos de alerta: apesar de nos sentir seguros no bairro alto que estamos, o pãnico toma conta cada vez que um celular toca...
Só sei que é horrível viver assim, temendo que a barragem do prata saia devastando tudo.
Até quando viveremos nesse horrror, ate quando teremos que viver nesse medo toda vez que chove muito nas cabeceiras dos rios que nos banham a nossa Palmares.
Consegui ficar mais calma, quando falei no Cel com o meu querido "sobrinho" Tenente Hans, falou que realmente estão sangrando a barragem e que a região baixa será atingida mais uma vez.
Ele entrou em contato com a defesa civil que está monitorando essas águas para não acontecer mais uma tragédia.
Esperamos em Deus que tudo volte ao normal em nossas vidas.
Impedir a construção de casas em áreas de risco e construir barragens que permitam às autoridades controlar a vazão dos rios em casos de excesso de chuva. Estas são as duas soluções apontadas pelas autoridades para que catástrofes como a que atingiu os Estados de Pernambuco e Alagoas no último final de semana 

Segundo ele“A engenharia que resolve isso são as barragens que controlam a vazão dos rios”, disse o coronel Carlos Casanova, comandante do Corpo de Bombeiros de Pernambuco ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva na manhã desta quinta-feira, em Palmares, uma das cidades mais atingidas pelas enchentes no Estado., o governo já identificou terrenos onde serão construídos conjuntos habitacionais para as famílias que moravam nas áreas de risco em seis cidades e agora vai entrar em um processo de negociação com os proprietários. “Se não quiserem vender amigavelmente vamos desapropriar”, disse Campos.
Para o presidente Lula, impedir que as pessoas voltem a construir em áreas de risco é uma prioridade. “Isso foi uma irresponsabilidade que cometeram no passado. Se permitirmos que aconteça de novo será uma irresponsabilidade maior ainda”, afirmou.

O presidente, que prometeu incluir dar especial atenção às cidades atingidas no programa Minha Casa Minha Vida, chamou a atenção para o risco de proprietários de terras tentarem lucrar com a desgraça alheia. “Precisamos impedir a especulação imobiliária. Tem gente que nem espera o cadáver parar de se mexer e já quer ganhar dinheiro em cima”, disse Lula.

11 comentários:

Anônimo disse... [Responder Comentário]

Tereza, sou Palmarense também e hoje estou a me perguntar se é justo manter esse volume de água para abastecer algumas cidades do Agreste, enquanto a mesma barragem só traz pânico às regiões da Mata Sul e Litoral do Estado. Alguém levantará em defesa da obra humana e da impossibilidade de um desastre acontecer, aí lembraremos que o Titanic afundou quando diziam que nem Deus o afundaria.E algo menos imponente como nossas pontes, também já se foram. Queremos nosso inverno de volta, e nos preocupar apenas com as chuvas, uma barragem para apimentar nossas noites mal dormidas já é demais.

Beijos!Gosto muito do teu blog.

Luciana Flávia S. Gomes de Paula

Sala Eu e Meu Bem .. disse... [Responder Comentário]

Olá ! Estamos morando em Barreiros a ano e três meses e estou desesperada com tanta água ! Hoje tenho medo da chuva !! Abraços !

Anônimo disse... [Responder Comentário]

eu quero saber se e verdade se esta barragem pode estoura a quaque momento como estao dizendo assinado luciana de barreiros

Anônimo disse... [Responder Comentário]

as pessoas falam muito e querem saber mais do que deus é por isso que acontece tanta coisa,tenham mais fé e falem menos,porque o dia de amanhã só deus sabe.

gessika cerqueira disse... [Responder Comentário]

eu morro em barreiros sugir um boato q sabado ia abri a barragem de um vez e verdade? depois de tanta agua agente ficou com muito medo bjos
fui mada noticias meu email- gessika-kika@hotmail.com

Anônimo disse... [Responder Comentário]

Lucinha, moro em Barreiros e gostaria de saber se a autoridades estão fazendo algo por essa barragem do prata não estourar

CRIS LINS disse... [Responder Comentário]

Ola Sou cristiane de Barreiros é verdade que vocÊs vão abrir as comportas porque a barrage tão muito cheia mais essa noticia é seria ou é pra deixa todos apavorados.Pois ja não aguentamos mais tantos medo pavô. Deus continue abençoando vcs. espero respostas

Anônimo disse... [Responder Comentário]

eatão falando q vão sangrar essa barragem aqui em barreiros ta todo mundo em panico agora no onverno é verdade.

Ravanny disse... [Responder Comentário]

Boa tarde! Sou natural da cidade Barreiros Pe. atualmente moradora no estado de Minas Gerais, estou preocupada porque toda minha familia é residente deste municipio, queria informaçoes sobre a barragem da prata se corre algum perigo? Grata...

Daniele Karine disse... [Responder Comentário]

Sou natural de Barreiros e ainda resido na mesma, passei pela enchente de 2010 bem de perto...Sinceramente a falta de comprometimento dos órgãos competentes assusta! Estamos em meio alterações climáticas violentas que hoje se apresenta em todo o mundo e no entanto o que está sendo feito? Projetos de longo prazo que podem proporcionar uma condição de vida menos sofrida no momento é uma das decisões sensatas a ser tomada, mas priorizá - lo não é a melhor solução. Já que nítidamente, ver-se que a situação é caótica! Espero sinceramente que seja dado atenção especial às cidades direta e indiretamente afetadas pelas alterações!!!

Anônimo disse... [Responder Comentário]

oi sou de barreiros meu nome edilson hoje dia 12/07/11 ta chuvendo muito na cabeceira do rio una o povo ta morrendo de medo um abraco