Previna-se contra o Câncer de Pele

1
Nas muitas vezes que viajei com minha tia ao CEOC (Clínica de tratamento de Câncer)de Caruaru, o que mais me chamou a atençaõ foi a quantidade de pessoas com Câncer de Pele!
Deus, quanta deformação! pacientes com rostos desfigurados, Albinos, corpos mutilados...
Pensei em quantos desses casos poderiam ser evitados...ninguém se protege do Sol, ninguém acredita que isso pode acontecer!


O câncer da pele atinge principalmente as pessoas de pele branca, que se queimam com facilidade e nunca se bronzeiam ou se bronzeiam com dificuldade.
Cerca de 90% das lesões localizam-se nas áreas da pele que ficam expostas ao sol, o que mostra a importância da exposição solar para o surgimento do tumor.
A proteção solar é, portanto, a principal forma de prevenção da doença.


Câncer da pele é um tumor formado por células da pele que sofreram uma transformação e multiplicam-se de maneira desordenada e anormal dando origem a um novo tecido (neoplasia).
Uma das causas que dão início a esta transformação celular, é a exposição prolongada e retida à radiação ultra violeta do Sol.





Sintomas



O melanoma pode surgir a partir da pele normal ou de uma lesão pigmentada.
 A manifestação da doença na pele normal se dá a partir do aparecimento de uma pinta escura de bordas irregulares acompanhada de coceira e descamação.


Tratamento



A cirurgia é o tratamento mais indicado. A radioterapia e a quimioterapia também podem ser utilizadas dependendo do estágio do câncer.
Quando há metástase, o melanoma é incurável na maioria dos casos. A estratégia de tratamento para a doença avançada deve ter então como objetivo aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente


Previna-se nesse verão, se for tomar sol, abuse do protetor.


Lindo esse vídeo narrado por Pedro Bial!


1 comentários:

joana disse... [Responder Comentário]

ta um espectaculo muito bonito