Câncer de Mama

0


Um dia chegou uma senhora na Farmácia e me disse que sentiu um caroço no seio. Pobre, sem recursos,sem condições de fazer nenhum exame, fiquei com dó... eu telefonei pra uma clínica onde trabalha uma amiga minha e consegui um exame de mamografia pra ela. Isso faz um bocado de tempo e eu nem lembrava mais...
 Essa semana, a senhora me apareceu e falou que veio me agradecer, tinha tido um câncer no seio e fez uma mastectomia (É a cirurgia que remove apenas a mama) Poxa, fiiquei sem ação! Eu tinha pensado que ela nem tinha dado importancia ao caso e tinha deixado pra lá... mas não, ela realmente fizera a cirurgia e como foi resolvido em tempo , ela se livrou de algo pior.

 Fiquei feliz por ter ajudado. Por isso estou divulgando aqui e alertando você que tem pavor de uma mamografia.
 Faça uma vez por ano se você tem mais de 40 anos .
Tão importante, a mamografia é a radiografia da mama que permite a detecção precoce do câncer, por ser capaz de mostrar lesões em fase inicial.Como é muito preciso, permite ao médico saber o tamanho, localização e as características de um nódulo com apenas alguns milímetros, quando ainda não poderia ser sentido na palpação.



Eu sei como é chato fazer um exame de mamografia, onde a mulher tem suas mamas espremidas uma a uma, por uma máquina gelada e precisa suportar a dor quantas vezes forem necessárias , eu sei que isso é horrível, mas é um mal necessário.


  Uma das principais causas de morte em mulheres, o Câncer de Mama é o mais temido pelas mulheres, devido à sua alta freqüência e sobretudo pelos seus efeitos psicológicos, que afetam a percepção da sexualidade e a própria imagem pessoal.





.

0 comentários: