Quanto mais Velho Melhor?

0



Tem coisa melhor que um vinhozinho geladinho tinto suave? ah! é muito bom e faz um bem danado pro coração!
Saber apreciar um bom vinho é sempre certeza de você causar uma boa impressão.
As vezes, um vinho caro pode até decepcionar você, e um vinho mais barato te surpreender...
 Degustar um bom vinho com queijos é a melhor pedida.Uma harmonia perfeita de sabores.
Aprendi que se deve tomar vinho e alternar com água.Portanto, onde tem uma garrafa de vinho , tem que ter uma jarra de água.
 É importante saber que a água hidrata e sacia a sede de quem bebe vinho e faz com que sinta o sabor do acompanhamento.


As taças são essenciais para se degustar um bom vinho. De diferentes formatos elas são de acordo com a qualidade do vinho.
OS Vinhos Brancos- A taça para os vinhos brancos tem volume maior que a taça para os vinhos brancos suaves, para que o vinho receba mais ar, permitindo que o aroma de desenvolva. Essa taça é excelente para os vinhos barrique, Chardonnays, Viognier, Sauvignon Blanc e Riesling maduros


 Vinhos brancos suaves precisam de taças estreitas, que fazem com que o buquê de flores e frutas fiquem ressaltados, pois concentram o aroma. É a taça ideal para Picpoul de Pinet, Weißburgunder, Grauburgunder, Grünen Veltliner e Riesling.




Os Vinhos Tintos-

As taças para os vinhos tintos com pouco tanino são mais arredondadas e têm uma abertura relativamente grande. Isso faz com que se estimule todo o céu da boca, pois o vinho é bebido através de uma superfície maior.  Essa taça é indicada para Burgunder, Beaujolais, Barbera e Pinotage.

A forma mais estreita da taça concentra o buquê, colocando a fruta em primeiro lugar. Essa taça é indicada para um jovem Bordeaux, Rioja, Chianti , são vinhos com muito tanino.




Vinhos de sobremesa são apreciados em pequenas quantidades, por isso a taça possui um pequeno cálice, para que não acentue o gosto doce desses vinhos. O gosto fica concentrado na ponta da língua. Essa taça é ótima para  Sauternes, Beerenauslesen etc.




O mais importante é você saber apreciar o verdadeiro sabor do vinho em taças diferentes. Você irá se surpreender ! E não se engane com aquele velho ditado: "quanto mais velho melhor" nem sempre esse será o melhor resultado.
 Palavra de uma APRENDIZ DE VINHOS, sempre!
Espero que tenha gostado dessa dica de hoje!

TIM TIM!




.

0 comentários: