Osteoporose? Eu me cuido!

0
velhice nos espera, e isto pretende ser uma boa notícia. 
Significa que já não morremos como se morria antigamente - de parto, gripe, dor de dente ou infecções bobas, hemorragias, tumores inextirpáveis e males afins.      
Estamos vivendo mais tempo, e isto tem prós e contras. 
Se por um lado é a promessa de que vamos ter tempo para ler todos aqueles livros e conhecer nossos bisnetos, ou algo assim, por outro lado teremos de conviver com várias questões que só aparecem depois de certa idade. 
Mazelas, achaques, coisas da velhice.

Por exemplo, 

OSTEOPOROSE
Fantasma predileto de quem defende a adição de hormônios na menopausa, a osteoporose tem sido enquadrada como doença - mas não é. 
Faz parte do envelhecimento. 
É uma condição, um estado dos ossos, que com a idade avançada podem ir descalcificando e se tornar porosos, frágeis e quebradiços, especialmente na coluna vertebral, nas costelas e na bacia. 
Afeta 25% das mulheres ocidentais com mais de 60 anos e apenas 8% dos homens. 
Nosso esqueleto está sempre sendo remodelado pela perda de 300 a 700 mg de cálcio por dia. 
Repor esse cálcio através da alimentação ou de suplementos é fácil, fazer os ossos assimilarem é que são elas. 
assimilação depende de vários fatores, entre eles sol, vitamina D, exercícios, fósforo, magnésio e estrogênio. 
Por isso a situação da mulher cuja massa óssea já não é muito densa pode se tornar problemática após a menopausa, já que haverá muito menos estrogênio em circulação. A minha arma mais potente contra tudo isso é a Reposição Natural a base de Soja. Faça uso da Soja em tudo o que posso: leite, pão, substitua a carne, barrinhas de soja...eu sou a mais pura prova disso, pois já não tenho meus ovários há quase dez anos e não tomo medicamentos hormonais a base de estrogenos.






O MAPA DA MINA: Mexa-se
A
tividade física é a chave para conservar a densidade óssea.
Pessoas de 50, 60 e 70 anos que se exercitam têm 30% mais densidade óssea que as sedentárias. 
Se você não usa, os ossos se atrofiam. 
Mas devem ser exercícios que estimulem o alongamento dos músculos, como andar, correr, dançar, andar de bicicleta.
ingestão adequada de cálcio, fósforo, magnésio, manganês, zinco e cobre pode ser decisiva para a sua saúde óssea; se for o caso, peça à sua médica a indicação de suplementosNão precisa depender do leite: agrião, folhas de batata-doce, caruru/bredo, melado, espinafre, folhas de nabo, couve-chinesa, todos eles são boas fontes de cálcio se você comer em porções generosas. 
Se quiser garantir mais ainda a presença de cálcio na comida, use o pó da casca de ovo - seque ao sol, ou torre no forno; bata no liquidificador ou moa no pilão até obter um pó fininho; guarde num vidro. 
Use uma colherinha de café por dia, na sopa, no feijão ou no mingau.

0 comentários: