Esse mal do século

0

A doença é muito mais comum do que se pensa, e, apesar do preconceito, algumas pessoas não podem nem ouvir falar da doença. Câncer.
  Em nossa família , o caso de minha tia é o primeiro. O cancer dela iniciou na Vulva , depois atingindo o sistema linfático.
Por estar com ela nessa luta, sinto-me no dever de alertar as mulheres em especial para prevenção da doença. São vários os tipos de câncer, sendo os mais comuns: mama, pulmão, colo-retal, estômago, cólo do útero, esôfago, bexiga, rim, testículo,próstata, fígado, pâcreas, ovário, tireóide, pele e cerebral.
O Câncer pode ser um tumor maligno que não pode ser extirpado, também pode se manifestar no sistema sanguíneo ou sistema linfático.
 Os fatores que causam essa doença: Radiação, álcool, cigarro, produtos químicos, sol e vírus. Sistema imunológico deficiente, predisposição genética e hormônos.


Algumas mudanças de hábitos são recomendadas para prevenção e combate do cãncer:

Câncer de pele – Apesar de afros e menores de 40 anos estarem mais protegidos dos riscos de câncer de pele, todos devem evitar excessos. Filtros solares, óculos, evitar o sol entre as 10 e 16 horas.

Câncer de próstata – Carne vermelha, leite e derivados devem ser evitados, exames, para os homens, após os 50 anos, em caso de histórico familiar, a partir dos 40 anos devem Fazer exame do toque retal. O cancer de próstata é o segundo em frequencia e o terceiro e periculosidade.

Câncer de mama – Amamentar, exame, para prevenir caroços, a partir dos 20, e mamografia a partir dos 50 anos. Para mulheres.

Câncer de Pulmão – O cigarro é, naturalmente, um fator de risco, em casos de câncer. Nos casos de câncer no Pulmão, o fumo está relacionado a 90 % deles.

Há a influência dos hormônios em mulheres. Assim, o câncer de Colo de útero incide com freqüência muito maior em mulheres com ciclo estrógeno-progesterônico presente, isto é , antes da menopausa. Já o corpo do útero é mais comum após a menopausa.
Além de todos estes fatores os médicos acham que há uma ligação real entre a tensão psicológica e o surgimento de um câncer. Se o câncer é ou não causado pela presença de “hormônio de tensão” no sangue, parece significativo a doença atacar com mais freqüência pessoas solteiras, viúvas ou divorciadas do que as casadas., e sabe-se que a incidência é maior em pessoas solteiras.
 O que sei é que se podemos nos cuidar melhor e previnir a doença, vamos fazer isso e ter uma Vida saudável e livre da doença do século!

0 comentários: