Perdas e Danos

5

Hoje eu estava trabalhando e um amigo meu chegou desesperado querendo um calmante: O noivo da filha acabou o casamento que estava marcado para sábado!
 Poxa, nem acreditei...a menina é linda,e já faz tempo se programa para casar. O noivo está em Brasília , é militar. E de lá mesmo ligou desmarcando o casamento.A menina está desolada e não é para menos. Tudo já está preparado.Débitos feitos e contratos assinados. Tentei acalma-lo e pedi para ele procurar um advogado.
Não é tão fácil assim o cabra simplesmente se safar de tudo com um telefonema.A menina está capaz de se matar de desgosto. Também eu vi pelo outro lado a moral da história. Poderia ser até pior, se os dois já tivessem casado,com casa arrumada e tudo e o cabra dizer : ACABOU!   aaafffffff
Eeu que estou com minha filha de casamento marcado,pensei: ah! se isso fosse comigo,eu dava uma surra no insetinho.(apelido carinhoso do meu genrinho)kkkkkkkk
Decidir se casar é um grande passo na vida de qualquer pessoa, mas é preciso estar bastante seguro antes de aceitar a proposta, pois desistir na última hora pode acabar terminando na Justiça. Na sociedade atual, em que a separação judicial é relativamente comum, muitas pessoas não pensam duas vezes antes de fazer ou aceitar uma proposta de casamento, na crença de que se não der certo podem se separar.
Desistência dá processo por perdas
Muita gente não sabe, mas não é tão simples assim. Dependendo de como for feita a separação e dos gastos envolvidos na preparação do casamento, a outra parte pode sim entrar com processo na Justiça por perdas e danos.
Contudo, para ter direito a indenização é preciso atender certos requisitos, isto é, o simples rompimento não caracteriza perda ou dano. A noiva ou noivo que quiser entrar com processo na Justiça deve provar que incorreu em gastos com o casamento, seja através da preparação de cerimônia (vestido, igreja, recepção), compra de móveis, contratação de viagem e hospedagem para lua de mel, etc.
Obviamente não basta apresentar recibos de despesas comprovando os gastos é preciso comprovar que os gastos só foram incorridos porque havia promessa de casamento, que acabou não acontecendo.
Situação ainda mais grave é quando uma das partes opta por abandonar o emprego para ter tempo suficiente para se dedicar aos preparativos do casamento. Neste caso, a outra parte pode ser obrigada a ter que pagar pelos meses em que não trabalhou até encontrar outra posição.

5 comentários:

Amanda Luna disse... [Responder Comentário]

coitada da moça... Deus me livre e guarde de uma coisa dessa... concordo com vc que ela deve procurar um advogado, afinal um casamento não pode simplesmente sr cancelado com um simples telefonema... se ele não quer casar, provavelmente é uma ideia que ele já deve ter há algum tempo, o que ele devia ter feito é ter ido até ela e conversar pessoalmente bem antes e, não na semana do casamento!!!!
homens homens.. como pode existir fulanos como este né? fiquei revoltada!!!
beijocas

sermulhereomaximo.blogspot.com

Graça Pereira disse... [Responder Comentário]

Imagino o desgosto da noiva...a aflição e raiva dos pais e..todos os outros contratempos, para além dos emocionais...
Não sabia que se pode recorrer á Justiça para reaver parte das perdas...É sempre bom saber!
Beijos
Graça

Maria Lúcia disse... [Responder Comentário]

Oi
Vim conhecer o seu blog
e vejo uma assunto muito
chato e Perda e danos morais.
Eu entrava com esse recurso.
O meu filho casa dia 12/6
Felicidades pra sua filha.
Beijos...
Lúcia.

Andrea disse... [Responder Comentário]

Aiiii DEUS me livre....
Penso que não corro este perigo ja vivemos juntos a 5 anos e casar foi apenas uma maneira de OFICIALIZAR mais a relação....

Ja tenho a data marcada e tudo...

nem sei o que pensar.

Um grande beijo
Andrea

...EU VOU GRITAR PRA TODO MUNDO OUVIR... disse... [Responder Comentário]

Olá,saudades!

Este rapaz sofre é de falta de dignidade porque um amor não acaba de um dia para outro e ele já deveria estar desistindo a tempos mas lhe faltou coragem para assumir isto e optou por desitir quando o desespero do último momento o fez correr de pavor!

Pobre moça?Creio que não porque se ele não fizesse neste momento o faria logo,logo!

Gostei da maneira com expos o caso!

Um beijo!

Sonia Regina.