Complexo de Barbie -

3
Tenho uma cliente que está com Anorexia. Ela é linda, jovem, estudou com minha filha nos tempos de colegial...essa menina me dá pena. O pior é que está viciada em tomar medicamento para emagrecer, chega com a receitinha e eu ainda tento alerta-la sobre o perigo. Mas é inevitável...tem a receita na mão e eu tenho o remédio...
Sempre está se pesando lá na balança da farmácia: tira sapato, relógio,óculos,celular,até os brincos , quando são grandes...faz aquela cara de tristeza e raiva e sai...
Já está magra e feia. Deve ter insônia, pelas olheiras. E anemia pela palidez na face...
Essa semana, arrisquei uma conversa e falei que estava magra e que já era hora de parar de emagrecer...riu e disse não. Perguntei se assistia a novela das oito e a magreza e loucura da Renata. Tentei de todas as maneiras abrir os seu olhos. Nada...nem tá aí pras doenças e os perigos que uma Anorexia acarreta.Então eu disse: Quando precisar de mim, é só me procurar...estarei aqui pra te ajudar,espero não ser tarde demais pra você garota!
Pode parecer exagero, mas para as jovens que sofrem de anorexia nervosa ser magra é sinônimo de ser bonita, bem-sucedida e competente. Para elas, a magreza é o padrão de beleza que inspira um sentimento de poder e pelo qual elas buscam incansavelmente.
 Um sentimento de ineficiência e constante desamparo leva as meninas a eleger a manutenção do corpo fino como único objetivo.
A beleza e as formas da boneca Barbie são um sonho de consumo e o ideal de beleza para muitas meninas. 

As adolescentes se torturam porque foram ensinadas, desde cedo, a tentarem se parecer com ela. Precisam se privar das delícias das indústrias das balas, chocolates, sorvetes que são oferecidos incessantemente na televisão.
É isso que acontece com tantas e tantas meninas lindas que se projetam num sonho de manequim...
Sem perceber, muitas vezes a própria família acaba despertando o problema.
 "Os pais acabam ferindo a auto-estima das filhas quando dizem que elas estão gordas e que precisam fazer regimes. Isso quando não proíbem alguns alimentos nas refeições".


Complexo de Barbie-
 Para estas meninas, o ideal de beleza feminino está centrado na magreza. Ser magra significa ter poder, autocontrole, competência, sucesso e ser mais atraente sexualmente.
Para entendermos o absurdo que isso causa nas meninas, foi constatado que se a Barbie fosse uma mulher de verdade, ela teria 2,13 cm de altura, 96cm de busto, 45cm de cintura e 83cm de quadril. Seu peso seria inferior a 50kg!!!  Loucura total, não acham?








.

3 comentários:

Anônimo disse... [Responder Comentário]

achei mto legal a materia.. Acho qe ser linda tem q ser magra, já tive problemas alimentares ficava sem comer o dia inteiro e me olhava no espelho e me achava uma gorda cm um 1,72 e 47quilos, na minha opnião o corpo é um reflexo da sociedade, a ele se aplicam sentimentos, discursos e práticas que estão na base da vida sociedade...

Anônimo disse... [Responder Comentário]

Parabens pela materia! Precisamos conscientizar nossas meninas que o que importa é o interior. Ser magra ou gorda, morena, loira ou negra é questão de biotipo.Modelo e manequim é APENAS mais uma das inumeras profissões que uma mulher pode exercer.Parabéns tb pelo puxão de orelha nos pais, afinal eles que devem orientar isso as suas filhas....

Anônimo disse... [Responder Comentário]

que legall maeeee