Síndrome do Intestino Irritável.

4
Tem gente que tem saúde e fica procurando doenças, sem dar valor ao bem mais precioso que a gente tem. Sabe que tem coisas que pode acarretar sequelas, mas não ta nem aí...como é o caso de meninas que fazem uso de laxantes para secar a barriga. Acontece que para provocar essa evacuação forçada, o organismo vai se acostumando e só consegue trabalhar com o uso de laxante.
Já postei aqui, os riscos de laxantes para emagrecerlaxante é um perigo,mas hoje uma garota que é cliente nossa me confessou que de tanto tomar Dulcolax,Rapilax e outros laxantes para defecar e se sentir mais magra, está passando por um sério tratamento no intestino.A menina está magra e doente.Ficou internada num hospital em Recife para ganhar peso e controlar os sintomas da doença que é  Síndrome do Intestino Irritável.
E u conheço várias pessoas que fazem tratamento para essa síndrome, mas jamais passou pela minha cabeça, que o uso de laxantes pudesse provocar um estrago tão grande assim.

A causa da Síndrome do Intestino Irritável (SII) não é bem conhecida e, portanto, não se sabe como, a partir de um certo momento, uma pessoa passa a apresentar os sintomas.
Acredita-se que alterações nos movimentos que propagam o alimento desde a boca até o ânus (motilidade intestinal) e nos estímulos elétricos, responsáveis por esse movimento intestinal, estejam envolvidos.
Já se observou, também, que indivíduos com Síndrome do Intestino Irritável, têm um limiar menor para dor proveniente da distensão intestinal, ou seja, menores volumes de gás ou fezes dentro do intestino são capazes de gerar uma sensação, interpretada pelos pacientes como dor, enquanto que indivíduos sem a síndrome provavelmente não seriam perturbados por estímulos semelhantes.
Alterações psicológicas como depressão e ansiedade são mais freqüentes em pacientes com Síndrome do Intestino Irritável que procuram atendimento médico. É possível que essas pessoas percebam e reajam de maneira mais intensa a estímulos menores.Os principais sintomas são dor e distensão abdominal associados a um aumento da freqüência diária de evacuações e amolecimento das fezes.
Períodos sintomáticos podem se alternar com períodos assintomáticos de até vários anos, mas que, por fim, tendem a recorrer.
A dor geralmente é do tipo cólica, intermitente e mais localizada na porção inferior do abdômen. Costuma aliviar com a evacuação e piorar com estresse ou nas primeiras horas após as refeições.
As fezes, na maioria dos pacientes, são diarréicas (amolecidas ou aquosas) podendo conter muco. 
Distúrbios que podem simular a Síndrome:
• Diarréia infecciosa (exemplo: amebíase e giardíase)
• Doença inflamatória intestinal (Retocolite ulcerativa e Doença de Crohn)
• Intolerância à Lactose
Abuso de laxativos
• Candidíase intestinal
• Uso de antibióticos ou antiácidos provocando distúrbios na microflora bacteriana
• Doenças disabsortivas (exemplo: pancreatite e doença celíaca)
• Distúrbios metabólicos (exemplo: insuficiência adrenal, diabetes e hipertireoidismo)
• Causas mecânicas (exemplo: fecaloma)
• Doença diverticular
• Câncer


4 comentários:

Penélope disse... [Responder Comentário]

Menina, problemas nos intestinos tiram quaisquer pessoas fora do sério e, cuidar bem deles, fiquei sabendo, deve ser prioridade.
Aqui sempre aprende-se muito.
Abraços

Bruno Teixeira disse... [Responder Comentário]

MUITO BOM... UM ALERTA INCLUSIVE...

Abrçs.
Bruno JP Teixeira - O Portuga
http://brunojpteixeira.blogspot.com/

Unknown disse... [Responder Comentário]

Tenho SII e acho importante que pessoas se preocupem em tratar desse tipo de assunto para que possamos conhecer cada vez mais sobre a síndrome, e que, de akguma forma colaborem para com a a nossa qualidade de vida.

Unknown disse... [Responder Comentário]

Esta doença é totalmente psicológica que apenas aumenta a sensibilidade do intestino. Arranje um bom psiquiatra que resolve. Tive SII há cinco anos atrás e resolvi assim. Ela voltou este ano e de novo o psiquiatra resolveu com um remedinho.