O Resgate do Piano

4

Hoje saiu no Jornal Diário de Pernambuco, uma reportagem linda sobre minha mãe e o Piano dela. Uma bela matéria de Daniel Leal.
Confiram:



Edição de domingo, 23 de janeiro de 2011 




Pianista de 84 anos perdeu o instrumento na enchente de junho passado. Ao saber de Chico pelo Diario, sua filha lhe presenteou
 Juntamente com a água que devastou uma cidade inteira e levou muitas vidas, também partiram sonhos e um pedaço da história das pessoas. No desastre que arrasou a cidade de Palmares, na Zona da Mata, em junho do ano passado, Celecina Vasconcelos manteve o bem mais precioso: a vida. Porém, para a pianista de 84 anos, a perda do instrumento que a acompanha desde os 5 anos, a fez sofrer como se um velho companheiro tivesse partido. A reportagem do Diario de Pernambuco do domingo 16 de janeiro, porém, trouxe uma esperança quando apresentou a história de Chico do Piano. A filha de Celecina, Teresa Aragão, conheceu ´o consertador de pianos`, que garantiu: vai recuperar o instrumento.


Do belo piano centenário restou apenas a carcaça e as lembranças. No aniversário comemorado na última sexta-feira, Celecina recebeu com surpresa a notícia que teria o seu piano consertado. ´Me deparei com uma linda reportagem sobre Chico, que me emocionou muito. Na mesma hora, pensei em dar a reforma do piano da minha mãe como presente para ela e assim estamos eu e meus irmãos fazendo`, contou Teresa, que complementou: ´A casa de minha mãe ficou quase que coberta pelas águas. O piano ficou de molho na lama e quase foi perca total.`


Celecina Vasconcelos iniciou a sua carreira de pianista aos 5 anos e já aos 8 fazia a sua primeira apresentação em público em Palmares. Ainda muito jovem, tornou-se professora de piano. Então, veio o casamento e dez filhos. ´Meu piano representa toda a história de minha vida, tocá-lo é como um momento mágico. Não vejo a hora de tê-lo comigo novamente`, disse a pianista. Segundo Teresa, a mãe não fala de outro assunto com os parentes que não seja o conserto do piano. ´Todos notaram a alegria dela em poder ter o instrumento de volta`, falou.



Chico do Piano já trouxe o tradicional Dorner de 85 notas para o Recife. Todo o conserto levará aproximadamente três meses. ´O piano dela ficou totalmente destruído, mas eu tenho uma sucata dele. Vou salvar toda a estrutura do instrumentoe pegar a parte mecânica da minha sucata. O resultado vai ser bom, vamos fazer o possível`, farantiu o agora ´famoso` Chico.

O piano dela ficou totalmente destruído. Mas eu tenho uma sucata dele e vou refazer toda a estrutura. Vou fazer o possível. Foto: Teresa Aragao/Divulgação





Errata:  CELECINA VASCONCELOS e não CELECINA ARAGÃO

4 comentários:

Penélope disse... [Responder Comentário]

Lindo relato.
Quem não se emociona ao ler um resgate desses...
Abraços

Bruno Teixeira disse... [Responder Comentário]

Nossa que legal!!!!

Sua mãe deve estar super feliz e emocionada..
Se possível manda um abraço para ele dos leitores do seu blog, tenho certeza que ela também vai gostar.

Abrçs.
Bruno JP Teixeira - O Portuga
http://brunojpteixeira.blogspot.com/

Unknown disse... [Responder Comentário]

Maravilha, Tereza, adorei revisitar seu espaço. O relato é ótimo! Sua mãe merece. Indicarei nas minhas páginas, viu?
Beijabrações
www.luizalbertomachado.com.br

Graça Tavares disse... [Responder Comentário]

Nossa,me emocionei vendo seu blog!
Fui aluna da sua mãe,aqui revi parte da minha infância,hj moro no estado de São Paulo!
Parabéns por sua mãe e pela história dela,foi com ela que aprendi as primeiras letras e entrei no mundo da fantasia dos livros!!!
Obrigada Dona Celecina!