Alergias de verão

3

Normalmente no verão existe um aumento das alergias na pele de algumas pessoas, devido a vários fatores:
     
• maior exposição da pele aos raios solares;
• maior sudorese (fator irritante);
• grande ingesta de sucos artificiais e sorvetes (corantes e aditivos);
• maior contato com plantas (jardinagem, podas);
• maior incidência do uso de loções com protetores solares;
• maior ingesta de frutos do mar (camarão, peixe, siri, etc.);
• maior índice de picadas de insetos.
Todos esses fatores podem contribuir para causar ou aumentar uma alergia.
É bom tomar cuidado com as substâncias que colocamos na superfície de nossas peles, como hidratantes, medicamentos tópicos (pomadas, cremes), pois eles em contato com o sol podem provocar coceira, vermelhidão e até pequenas bolhas em determinadas áreas mais expostas, como o pescoço, braços e pernas. Evite protetores solares que contenham a sigla P.A.B.A. (ácido paraamino benzóico) pois eles podem ser potencialmente perigosos para algumas pessoas mais sensíveis.
Alguns sucos artificiais (mais freqüentemente os de cor amarela), sorvetes e balas, são grandes causadores de alergias tipo urticária (placas vermelhas na pele), devido aos aditivos alimentares existentes, como corantes, acidulantes, aromatizantes.
Frutos do mar como peixe, camarão, siri, podem gerar alergias graves como edema de glote, asma quando em pessoas mais sensíveis. O mais comum é a pessoa comer o alimento e pouco tempo depois começar a sentir coceira com o aparecimento de placas vermelhas e quentes espalhadas por todo o corpo (urticária) muitas vezes com edema (inchaço) de lábios, olhos, língua e outras áreas.
Picadas de insetos incomodam muita gente no sentido não só da coceira mas também pela parte estética da pele que sofre com os arranhões das unhas e infecções oportunistas que podem gerar até cicatrizes. Recomenda-se loções repelentes a insetos especiais para alérgicos na tentativa de prevenir o processo da alergia e suas seqüelas.
Cabe lembrar que toda reação alérgica deve ser analisada criteriosamente pelo médico e paciente, para que se descubra a causa e com isso o tratamento adequado para que não volte.



PARA EVITAR ALERGIAS
• Não esquecer de que você é hipersensível!
• O vento, sol e a areia, certamente contribuem para a piora de quase todos problemas de pele; aproveite-os com prudência!
• Cuidado com as plantas, elas podem ser causadoras de alergias, principalmente quando a pessoa está suada e exposta ao sol.
• A areia além de seu poder irritante e cáustico, pode ser transmissora de doenças de vários tipos, como por exemplo, Toxoplasmose, Larva Migrans (bicho geográfico), e outras que, se não tratadas, podem complicar.
• Evite medicamentos tópicos como pomadas, cremes e antissépticos em áreas expostas à luz solar.




3 comentários:

Anônimo disse... [Responder Comentário]

seja ql for a alergia é mto ruim ne :(

Muriel disse... [Responder Comentário]

Oi..
Sou alergica a muita coisa...
Agora tó com uma tosse que fico com vergonha!!!!
Tó fazendo até exame de endoscopia....
Adorei ler seu post...

C.N.S.L a noticia disse... [Responder Comentário]

boa noite tereza como em sua postagem de alergias de verão gostaria que voce fisese uma postagem de animais marinhos que causão alguma reação em nossa pele obrigado

Victor Hugo