Sobre ganhar e perder

8

Os dois são lindos,inteligentes e bem resolvidos na vida. Um é o padre mais querido do Brasil,o outro um escritor que está mudando a maneira de pensar e agir de muita gente. O padre Fábio de Melo, de 39 anos, é formado em filosofia e teologia. Já lançou crônicas, contos e ensaios filosóficos. É referência hoje no universo da música cristã. Seus 12 CDs ultrapassaram a marca de 2 milhões de cópias vendidas e transformaram-no em ídolo popular.
Chalita conheceu padre Fábio há seis anos no programa de entrevistas que apresenta na rede Canção Nova, ligado ao movimento católico conhecido como Renovação Carismática. A afinidade dos dois em filosofia e literatura conduziu à amizade e à intensa troca de e-mails sobre temas contemporâneos. “A gente não discutia nada previamente ou decidia sobre o que trataríamos em nossos e-mails”, diz Chalita. “Não houve pesquisa de nenhum dos lados. Escrevemos sobre as experiências que estávamos vivendo.”
No primeiro livro da dupla, Sobre medos contemporâneos (lançado no ano passado pela Ediouro), Chalita e o padre Fábio escreveram sobre solidão, fracasso, inveja, envelhecimento. Foi um dos cinco livros mais vendidos de 
2009.
Trechos de uma carta de Gabriel Chalita
“Querido amigo,Este é um ensinamento fundamental: não permitir que a nossa vida caia no banal. Ler Dostoiévski, Tolstói, ou ouvir as histórias de Rosa, ou de dona Ana, ou de dona Anisse; beber em Padre Vieira, ou em mulheres e homens que nas praças e nas esquinas oferecem o paladar apurado pelo tempo; tudo isso nos tira do banal e nos empresta ornamentos para nossa travessia. Amigo, quando escrevo para você, escrevo para mim também. O verbo vai ganhando autonomia. As palavras são desafiadoras. Fico pensando se de fato eu paro, nem que seja em algumas janelas, para contemplar as vidas que se escondem por detrás dos véus das cortinas ”

Trechos de uma carta de Fábio de Melo
“Meu querido Gabriel,Há discursos extensos que não nos presenteiam com palavra alguma. É a fala infértil, prolixa, redundante. Não agrega absolutamente nada ao que somos, mas ao contrário é capaz de nos retirar a alegria e a disposição. Neste mundo em que vivemos, é muito comum nos depararmos com discursos assim. Mas há outros que são ricos de palavras geradoras. São construídos a partir de uma visão holística da realidade, capaz de abarcar inúmeros aspectos numa mesma trama de palavras. É o discurso que não abre mão da sensibilidade, que realiza a proeza de colocar na mesma pauta razão e emoção. Meu amigo, sua carta é um celeiro de palavras geradoras. Seu olhar sobre o mundo é profundo e respeitoso. A raiz de tudo isso é o amor que você tem pela humanidade. Não é possível refletir as questões fundamentais da comunidade humana sem que por ela existam amor e respeito ”

8 comentários:

Anônimo disse... [Responder Comentário]

Humm, eu já ouvi falar neste livro, mas nao sei se terei paciencia para le-lo.
Minha irma é apaixonada pelo padre (ai meus sais!)
Bjks mil

Caca disse... [Responder Comentário]

Esse é o tipo de questionamento existencial que me ocupa a maior parte do tempo com minhas leituras e também com meus escritos. Portanto eu tenho que aplaudir o seu texto , tirado de brilhante diálogo de dois ótimos pensadores. Abraços. Paz e bem.

Eu e Alque disse... [Responder Comentário]

Olá Teresa, gostei da apresentação dessas duas mentes brilhantes, maso que me chamou atenção foi a reflexão deixada a nós seres humanos "amor e respeito" realmente eles precisam existir.
Abraços, Cris!
Ps: Seu blog é interessante, adoro passear por aqui!!!

Aline disse... [Responder Comentário]

Oi Teresa! Adoro seu blog, leitura leve e inteligente, ótimas dicas. Adoro a dupla deste post e certamente lerei este livro.
Sou de SP mas estou mudando para Recife e fico feliz que vc seja deste lindo estado!! Beijo.
Me visite:
alineqt.blogspot.

Anônimo disse... [Responder Comentário]

Acabei de ler o livro.É SIMPLESMENTE maravilhoso,poético,filosófico e permeado de grandes e profundas reflexões.SERÁ ,junto com o primeiro meu livro de cabeceira.ADORO essa dupla e aconselho a leitura.VALE A PENA Marcus Vinicius MG

Albonéia disse... [Responder Comentário]

Adorei o blog muito legal bj

Unknown disse... [Responder Comentário]

olá,amiga...td bem?
parabens pelo blog pelas matérias...bom de ver e ler...
serei sua seguidora...ok?
NAMASTE!!!

Thá Rego disse... [Responder Comentário]

excelente livro ninguém imagina o que este livro tem para nos ensinar e acrescentar...perfeito para os dias de hj.