Proteja-se Contra os Raios

0
Ninguém pode mais brincar com essas coisas de raios. Nem dizer que um Raio não cai duas vezes no mesmo lugar...anteontem caiu um raio e matou um trabalhador rural aqui pertinho de minha cidade,um lugar chamado S .Joaquim. do Monte. Ontem, tornou a cair outro na mesma cidade, matando outro homem do campo.A população está assustada e com toda razão.Nossa cidade ontem a tarde parou com imensas trovoadas e raios que caíam pelas redondezas Parece até que estávamos em sintonia com Ana Maria Braga, pois hoje no Mais Você o assunto era Raios!Então, torno a postar aqui mais informações de como se proteger,pois o Brasil é o País com a maior incidência de queda de raios!


Cuidados com raios!

Para evitar acidentes, procure seguir recomendações de Proteção. Em caso de tempestade ou proximidade de uma, procure abrigo nos seguintes lugares:
- carros não conversíveis, ônibus ou outros veículos metálicos não conversíveis;
- moradias ou prédios, de preferência que possuam proteção contra raios;
- abrigos subterrâneos, tais como metros ou túneis;
- grandes construções com estruturas metálicas;
- e barcos ou navios metálicos fechados

Se estiver dentro de casa, evite usar o telefone (a não ser que seja sem fio) e ficar próximo de tomadas e canos, janelas e portas metálicas. Também deve-se evitar tocar em qualquer equipamento elétrico ligado a rede elétrica.

Na rua, procure não segurar objetos metálicos longos, tais como varas de pesca, tripés e tacos de golfe, e evite empinar pipas e aeromodelos com fio; andar a cavalo e nadar. Evite os locais que possam oferecer pouca ou nenhuma proteção contra raios, como pequenas construções não protegidas (Ex.: celeiros, tendas ou barracos); veículos sem capota (tratores, motocicletas ou bicicletas) e não estacione seu veículo próximo a árvores ou linhas de energia elétrica.
Caso esteja em um local sem um abrigo próximo, o próprio corpo dá os sinais de que um raio pode cair a qualquer momento. Os pêlos ficam arrepiados ou a pele começa a coçar. Nesta situação, ajoelhe-se e curve-se para frente, colocando suas mãos nos joelhos e sua cabeça entre eles, sem se deitar no chão.




0 comentários: