Protetor Solar Cancerígeno?

3

A gente já nem sabe mais o que fazer...usar Protetor Solar ou não usar?
Oito das dez marcas de protetores solares fator 30 falham na eficácia. E, dos produtos reprovados, metade perde seu efeito protetor quando expostos ao calor justamente quando mais deveriam funcionar, segundo resultados de testes feitos pela Agência Pro Teste.Os resultados publicados dizem que os protetores solares testados praticamente não oferecem proteção UVA e em alguns casos contém  benzophenone-3, ingrediente cancerígeno proibido em outros países



Foram feitos testes de eficácia com protetores solares das principais marcas como Avon, Natura Fotoequilíbrio, Coopertone, La Roche-Posay Helioblock, Nivea, Banana Boat, Sundown e outras
Em todos os testes, incluindo o teste de estabilidade da fórmula com o tempo de exposição ao sol e o teste de resistência à água, somente dois protetores solares foram aprovados: Cenoura e Bronze e Expertise Loreal.
A pro-teste reivindica que seja proibido o uso da substância benzophenone-3, também conhecida como oxibenzona, na composição dos produtos, ingrediente proibido em outros países, por entrar na circulação sanguínea e ser potencialmente cancerígeno.
O protetor solar ideal deve proteger a pele dos raios ultra-violeta UVA e UVB: os raios UVA são intensos durante todo o dia, já o UVB deixa a pele vermelha, principalmente das 11:00 as 15:00hs


Tabela de Resultados dos testes com protetores solares - Fonte: Agência Pro Teste

Declarações das Empresas Fabricantes”


“Rigorosos estudos e testes envolvendo os produtos da empresa são realizados no Centro de Pesquisa da Nivea, na Alemanha. Todos os produtos da marca são desenvolvidos sob os mais rígidos protocolos globais de qualidade e segurança, bem como atendem a todas as exigências legais dos países nos quais a companhia atua. Assim, a empresa ressalta que discorda dos resultados do estudo da Associação Pro Teste atribuídos a NIVEA SUN Loção Solar Protetora FPS 30.”


“Todas as matérias-primas utilizadas pela Natura na fabricação de seus fotoprotetores são consideradas seguras e aprovadas tanto pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) quanto pela SCCP (Comunidade Científica Européia). Foi citado que o produto Fotoequilíbrio possui proteção “muito baixa”. A Natura testa seus produtos segundo a metodologia Australiana (AS/NZS 2604:1998), que é reconhecida internacionalmente e aprovada na ANVISA. Essa metodologia justifica a descrição de 90% de proteção UVA na rotulagem. A entidade Pro-Teste afirma que o Fotoequilíbrio Emulsão Hidratante FPS 30 teve manutenção de apenas 30% de seu FPS após 30 minutos de imersão. Todos os produtos da Linha Fotoequilíbrio são testados conforme a metodologia européia (COLIPA, 1994), que é reconhecida pela ANVISA e pela União Européia. Segundo essa metodologia, os produtos são aprovados mediante teste que avalia o FPS após duas horas de imersão na água.”


“A empresa garante que SUNDOWN® oferece proteção contra os raios UVA/UVB determinadas na embalagem do produto e que o protetor solar FPS 30 testado oferece duas horas de proteção à água e ao suor, atendendo as exigências legais. Cada produto da linha SUNDOWN® é submetido a uma bateria de testes e só é comercializado se comprovar eficácia na determinação de fator de proteção, resistência a água, determinação de proteção UVA e fotoestabilidade, de acordo com protocolos definidos pela ANVISA, FDA, Colipa e comunidade científica, o que garante a excelência da proteção dos produtos. No que diz respeito à rotulagem, SUNDOWN® está de acordo com as determinações da ANVISA.”


“A linha de proteção solar Avon Sun foi desenvolvida por cientistas do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa nos Estados Unidos. Toda a linha passou pelos testes exigidos no Brasil. A rotulagem dos produtos de Avon Sun segue os dizeres obrigatórios pela ANVISA. Atualmente, no Brasil, ainda não há uma legislação para padronização da indicação do Fator de Proteção UVA. Os produtos de Avon Sun possuem comprovação de Eficácia de Proteção UVA e todos os testes estão à disposição na empresa. O Teste de Eficácia para Determinação do Fator de Proteção Solar determina a resistência do produto dentro da água. Consta na rotulagem dos produtos de Avon Sun que estes mantêm o grau de proteção solar por 80 minutos dentro da água – resultado comprovado nos testes conduzidos pela Avon. No que se refere à composição dos produtos, o ingrediente benzophenone-3 consta na Lista Permitida de Fotoprotetores Solares para a pele (RDC 47, de 16 de março de 2006). A concentração utilizada nos produtos de Avon Sun está de acordo com a Legislação de órgãos respeitados como a ANVISA, FDA (Food and Drug Administration) - EUA e a COLIPA (The European Cosmetics Association” – Comunidade Européia.


“Desconhecemos a realização de testes nos nossos produtos. Desconhecemos também a instituição que realizou os testes citados, assim como os critérios adotados para a realização dos mesmos. O produto encontra-se regularizado junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), e todas as informações contidas na embalagem do produto foram comprovadas por testes com metodologias reconhecidas e aceitos pela ANVISA.”

Quem é Agência a Pro Teste

Agência Pro Teste, responsável pela divulgação dos resultados, é uma associação civil sem fins lucrativos com aproximadamente 200 mil associados, a maior associação de consumidores de toda a América Latina.
Integra o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC), é filiada à Euroconsumers e à Consumers International, as maiores organizações mundiais de defesa do consumidor.


3 comentários:

Kha disse... [Responder Comentário]

Olá Teresa amei seu blog, é bastante informativo ainda mais nos dias de hoje que nós andamos pisando em ovos, uma informação a mais é sempre bom para esticarmos mais um pouquinho nossa vida que é tão gostosa.

Beijonhos, vou te seguir daqui para frente!!!!

Andrea Baldo disse... [Responder Comentário]

ola .... PARABENS pelo teu blog.... é excelente.....
Um grande beijo e parabens.... adorei mesmo... vou te acompanhar...

Andrea

Eduardo Miranda disse... [Responder Comentário]

Então quer dizer que eu tô me prevenindo do câncer... COM CÂNCER? Me poupe, marcas de protetor solar! Mereciam levar um processo daqueles, isso sim.