Festa da Padroeira

0


Bateu hoje uma saudade do tempo que minha cidade era só festa. Dia da padroeira era o dia mais esperado por todos nós jovens.
Senhora da Conceição era reverenciada com a mais bela procissão. Era gente a pagar promessa, com paralelepípedo na cabeça, criancinhas vestidas de mortalhas,gente ajoelhada a chorar de emoção e devoção. Fogos, muitos fogos já anunciavam o dia mais belo do mes de dezembro. Dia 8 .
E a noite chegava. Na praça principal, barracas de roletas,parque de diversão, pastoril, a bela e a fera(monga), banda municipal, pescarias e bingos.No ar, a voz de Roberto Carlos encantava todas as garotas...e vinha a parte melhor:o paquera oferecia a música e a voz do locutor se ouvia gravemente: Menina de blusa vermelha de bolinhas brancas, assim como os pássaros abrem suas asas para voar , abra seu coração e escute essa música que ------ manda para você como prova de amor.  Era o máximo! todo mundo sabia quem paquerava quem e já ficava no deleite da espera anunciada.
Ah! O baile! as dez horas ,a gente corria para casa e ficava infernizando nossos pais para ir ao baile do clube Literário.(Eu nunca fui dia 8).Mia aí voltava para a festa que era dia permitido e a gente podia ficar na rua mais tempo. Me cansava esperando que a fila da roda gigante diminuísse e eu pudesse da uma voltinha, só pra ter o gostinho de lá de cima me deslumbrar com a beleza da festa.
Me bateu uma saudade sim,hoje nenhum fogos ressoou...a paróquia está silenciosa, a matriz da Conceição está de portas fechadas,à espera de um milagre para se refazer de uma ameaça de desmoronamento...a cidade está calada . Governos municipais deslocaram a festa para um local mais espaçoso.Pátio da Sulanca. O povo lota o pátio , mas nem lembra que é a festa da nossa querida Nossa Senhora da Conceição.  
Saudades das maças do amor...dos jogos de pulseiras coloridas...de atirar com aquelas espingardas velhas para acertar nas caixinhas de fósforos e ganhar um ursinho...de ficar pra lá e pra cá a noite toda... do cachorro quente do velho Malaquias.
Ah! não esquecendo do mais importante da festa: era a  roupa que a gente usava e lançava moda. Isso sim era bonito de se ver.Tinha ano que era macacao.Pense em todas as cores e modelos de macacao que você possa imaginar!E botas, em pleno calor de dezembro todo mundo de botas!
Era terra de magia, onde tudo podia  e o importante era  "SER FELIZ".










.

0 comentários: