Câncer de Pulmão

1
Meu alerta de hoje é sobre o Câncer de Pulmão.
O câncer de pulmão afeta com gravidade o principal órgão responsável pela respiração. Dificuldade de respirar falta de ar, tosse constante, ou ronco ou chiado no peito, ou dor no tórax, ou sangramento pela via respiratória, são alguns dos sintomas. Embora o câncer de pulmão seja a principal causa de morte por câncer nos Estados Unidos tanto em homens quanto em mulheres, ele também é um dos tipos de câncer mais fáceis de prevenir. Ao menos quatro entre cada cinco casos estão ligados ao fumo, e a relação causa-e-efeito está extensivamente documentada.
Tumores de pulmão quase sempre começam nas esponjosas e cinzentas paredes dos brônquios, as vias áreas tubulares em forma de galhos dos pulmões. Mais de 20 tipos de tumores malignos que começam no próprio pulmão, o câncer de pulmão primário, foram identificados. Os principais tipos são tumores de células pequenas e tumores de células não-pequenas. As variedades maiores mais comuns são divididas em carcinoma de célula escamosa, adenocarcinoma e carcinoma de células grandes.





Fumo
A incidência de câncer de pulmão está fortemente ligada ao fumo, com quase 90% dos casos de câncer ligados ao consumo de tabaco. O risco de câncer de pulmão aumenta com a quantidade de cigarros fumados ao longo do tempo; os médicos se referem a esse risco do histórico de fumo com a unidade maços/ano. Ela é definida pelo número de maços de cigarro fumados ao dia multiplicado pelo número de anos de vício. Por exemplo, uma pessoa que fumou dois maços ao dia por 10 anos tem um histórico de fumo de 20 maços/ano. Apesar de o risco de desenvolver câncer de pulmão aumentar mesmo com um histórico de 10 maços/ano, aqueles com um histórico de 30 maços/ano ou mais são considerados os que correm mais perigo de desenvolver câncer de pulmão. Entre aqueles que fumam dois ou mais maços de cigarro ao dia, um em sete vai morrer de câncer de pulmão. 


Fumo passivo
O fumo passivo ou a inalação de fumaça de tabaco de outros fumantes que moram ou trabalham com uma pessoa é também um fator de risco para o câncer de pulmão. Pesquisas mostraram que não fumantes que moram com um fumante apresentam um aumento de 24% no risco de desenvolver câncer de pulmão quando comparadas com outros não-fumantes. 




Alimentação e atividade física: Estudos mostram que uma alimentação rica em frutas, e possivelmente em legumes, pode reduzir os riscos de ter esse tipo de câncer, enquanto consumo pesado de álcool pode aumentar. Além disso, estudos mostram que pessoas ativas fisicamente têm um risco menor do que as sedentárias, mesmo levando o cigarro em conta. 









.

1 comentários:

Anônimo disse... [Responder Comentário]

minha irmã, está com 45 anos nunca fumou é prof de ballet, tem uma academia de ginastica e é totalmente geração saúde. está com cancer que foi diagnosticado como edenocarcinoma maligno o que tem a me dizer sobre esse fato tendo em vista não haver outro caso com a mesma patologia no histórico familiar?