Hepatites

1
É a hepatite mais comum entre nós. A gente se contamina com esse tipo de hepatite através da água, sangue, secreções humanas e em concentrações de público (balneários, praias)também podemos contrair em   alagamentos, enchentes, águas servidas. Também pode ser transmitida pela via sexual e sangüínea. A infecção na maioria das vezes tem caráter benigno, evoluindo para cura em um ou dois meses; os casos que podem levar a morte são raros e não existe ocorrência de doença crônica.
pode acarretar conseqüências para o organismo (artrite, erupções cutâneas, glomerulonefrite, periarterite nodosa) e para o fígado e outros órgãos anexos (hepatite crônica, cirrose, hipertensão do sistema venoso portal, hiperesplenismo, deficiência da coagulação sangüínea, etc). O indivíduo se contamina por tatuagens; relações sexuais com indivíduos portadores do vírus; em atividades de alto risco (médicos, dentistas, paramédicos, pessoas que se submetem a diálises, doentes que necessitam de transfusões sangüínea.
É uma hepatite transmitida por via sangüínea, não havendo evidências seguras de sua transmissão salivar ou pelo sêmen.

medicamentos que atuam nos vírus, diminuindo sua duplicação e, portanto, diminuindo a gravidade da infecção, podendo até mesmo curar o indivíduo, no aspecto infeccioso.  


Como Evitar a Hepatite

Procure lavar os alimentos antes de ingerí-los.

Use preservativos.

Instrumentos perfurantes ou cortantes (seringas, barbeadores) devem ser descartáveis.

Faça o exame pré-natal.

Pessoas que fizeram transfusão ou sexo sem camisinha devem fazer o exame.

A acupuntura e a tinta da tatuagem pode transmitir o vírus.
Um “bife” tirado pela manicure no canto de uma unha embora não seja muito doloroso pode causar muitos problemas de saúde, pois além de micoses um alicate ou um pau de laranjeira infectado pode transmitir a hepatite do tipo B que pode ser fatal.

PREVINA-SE:






ÁGUA 
Em locais onde ela não passa por um tratamento adequado o 
vírus consegue infectá-la facilmente por meio das fezes humanas. Portanto, só consuma o líquido filtrado. E o microorganismo gosta de ambientes frios, diz o infectologista David Uip. Não à toa, ele pode ser transmitido nas pedras de gelo feito com água de torneira.
ALIMENTOS
O saneamento ineficiente favorece a contaminação de verduras e frutos do mar. Evite se alimentar em lugares suspeitos. Ao preparar saladas, deixe-as de molho em solução clorada. O.k., mariscos e ostras crus são uma delícia, mas o mais seguro é comê-los bem cozidos se não conhecer a procedência.
MÃOS SUJAS
A falta de cuidados básicos de higiene é outro fator de risco, afirma Uip. Ensine seus filhos a lavar sempre as mãos com sabão. Não deixe também que desenvolvam o hábito de levar os dedos à boca.
CONTATO COM OS INFECTADOS
Se algum parente contraiu a hepatite A, não há por que entrar em pânico. Mas, para que a infecção não se dissemine, lave os talheres do doente separadamente e jogue formol no vaso sanitário.

.




.

1 comentários:

Anônimo disse... [Responder Comentário]

Um assunto complexo de interesse público, mais simplificado e de fácil entendimento nessa página.A hepatite de diversos tipos sendo as mais comuns A, B e C; principalmente as do tipo B e C devem ser divulgadas já que virou uma epidemia mundial.