O Risco de uma Trombose

2

Hoje eu fiquei surpresa quando minha cunhada me ligou e disse que  teve uma Trombose.  Ela pratica musculação e ainda faz Pilates.

  A semana passada comentou que estava com o cotovelo dolorido , um pouco inchado e  quente. Eu sugeri que ela colocasse gelo,  procurasse um ortopedista e não pegasse peso. Pensei se tratar de uma tendinite.

Tudo bem ela fez isso direitinho, mas não melhorou, preocupada decidiu ir a outro médico, que assegurou de imediato que ela tinha tido uma trombose. Ele fez só uma pergunta, se ela estava usando algum tipo de anticoncepcional. 
Foi ai que o mistério foi desvendado. Ela estava fazendo uso de Gestinol, para controle hormonal.
Poxa, eu quase nem acreditei; pois ela se cuida muito, faz musculação e pilates , atualmente está de dieta ortomolecular( que é tudo de bom), pressão arterial legal e não fuma,. Enfim, na idade da loba na melhor forma.
Ainda bem que o médico detectou a tempo de não acontecer uma coisa mais séria. O ruim é que ela vai passar uns tempos sem malhar, pois o repouso é fundamental. E tudo isso provocado por um remedinho para controlar a menstruação.


Aqui deixo umas informações-  Risco de Trombose Venosa Profunda Entre Usuárias de Anticoncepcionais Orais:

"As usuárias de anticoncepcionais orais apresentam até quatro vezes mais chances de apresentarem trombose venosa profunda quando comparadas à população em geral. Esta doença possui como complicação o tromboembolismo pulmonar, que é uma afecção grave com alto índice de mortalidade. Dentro deste contexto deve-se ter muito cuidado na decisão do uso ou não desses medicamentos".

A formação do trombo pode ser explicada por mecanismos que alteram ou que lesam as paredes da veia (esforço físico rigoroso, uso de cateteres venosos, punções, cirurgias ou traumas diretos), por estase sanguínea, ou seja, quando o sangue fica mais tempo parado dentro dos vasos (geralmente associado à imobilização prolongada, gravidez, viagem longa e insuficiência cardíaca) e por um estado de hipercoagulabilidade do sangue, que se caracteriza por um sangue mais susceptível à coagulação (está presente em pacientes com câncer, em grávidas, uso de anticoncepcionais, dentre outros
Portanto, a trombose venosa profunda é um efeito dos estrogênios relacionados à dose, limitada apenas às usuárias constantes, com o desaparecimento do risco por volta de 4-6 semanas após a descontinuação do uso do anticoncepcional oral.


 Fonte:http://boasaude.uol.com.br/





Dia 08 de abril- Dia Mundial de combate ao câncer
 Todo mundo que me conhece sabe do sofrimento que presenciei nos quatro anos em que acompanhei  minha tia que tinha um câncer raríssimo.
Hoje no dia mundial de alerta contra o Câncer, devemos saber da  importância da prevenção para esta doença que atinge mais de 12,7 milhões de pessoas em todo planeta anualmente. Somente no Brasil são esperados cerca de 500 mil novos casos em 2011.
Entre os tipos de câncer com maior incidência no Brasil estão os de pele – que atinge homens e mulheres, sem distinção –, pulmão, mama, estômago, colo uterino e próstata. Entre as formas de tratamento da doença estão o acompanhamento clínico, cirurgia, radioterapia, quimioterapia e o transplante de medula óssea.
 Portanto, blogueiros e visitantes desse meu blog, hoje o meu apelo vai mais além: Previna-se contra essa doença, faça mais pelo seu corpo: pare de fumar, de comer tanta fritura e carne vermelha,cuide do seu corpo , exercitando e trabalhando todos os seus músculos;procure viver com menos stress e mais calmaria!

Veja algumas dicas de prevenção recomendadas pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca):- Evite o fumo e exposição prolongada ao sol – principalmente em crianças –, entre 10h e 16h. Nunca esqueça o protetor solar e, se estiver exposto ao sol, também é indicado o uso de chapéu.
- Deixe fora da sua dieta, alimentos gordurosos, com muito sal e enlatados.
Evite bebidas alcoólicas.
Homens com mais de 50 anos, devem procurar um médico em busca de informações sobre o câncer de próstata. Se houver histórico na família, a partir dos 45 anos a consulta médica é indicada.
Mulheres a partir dos 40 anos devem fazer mamografia. Se houver casos de câncer de mama na família, devem submeter a exame e a mamografia a partir dos 35 anos.
Mulheres a partir do início da atividade sexual devem fazer exame preventivo ginecológico.
Homens e mulheres, com mais de 50 anos, devem se submeter, periodicamente, ao exame de sangue oculto nas fezes e devem ir ao médico pelo menos uma vez ao ano.


Fonte: www.folhape.com.br

2 comentários:

Anônimo disse... [Responder Comentário]

Olá também tenho "Trambose"e sigo à risca pois enho que caminhar todos os dias,controlar a alimentação e principalmente o peso coisa difícilima,mas quero deixar para vcs leitoras que tenham "Fé" que nós vamos vencer essa doença que afeta milhares de pessoas carentes que nem tem dinheiro pra comprar remédio,poque até hoje eu nunca vi ninguém falar que o "Governo" irá doar remédios desse tipo para carentes nessecitados......

Anônimo disse... [Responder Comentário]

verdade! principalmente meias elásticas que são caríssimas...