Fumo e Bebida causam câncer

1
O câncer na laringe, tem como principais causas o cigarro e em segundo lugar a bebida. Segundo o site do Inca, O câncer na laringe é um dos mais comuns na região da cabeça e pescoço, representando cerca de 25% dos tumores malignos nessa região do corpo. O tumor pode surgir nas cordas vocais ou na laringe supraglótica (acima das cordas vocais).

A chance de cura depende da extensão da doença, vista através de laringocospia, além de tomografias ou ressonâncias. O fato do paciente fumar aumenta o risco e diminui a probablidade de cura. Fumantes têm quatro vezes mais risco de morrer do que ex-tabagistas. Além disso, qualquer outra doença como pressão alta ou problema cardíaco aumenta o risco.

Entre os sintomas estão dor de garganta e rouquidão. O câncer supraglótico geralmente é acompanhado de alteração na voz, disfagia leve (dificuldade de engolir) e sensação de um "caroço" na garganta. Nas lesões avançadas das cordas vocais, além da rouquidão, pode ocorrer dor na garganta, disfagia e dispnéia (dificuldade para respirar ou falta de ar).


Da Agência O Globo

1 comentários:

Anônimo disse... [Responder Comentário]

vc fala sobre as propriedades do óleo de coco e ensina uma receita, mas não entendi se vc usou o coco verde ou o coco marrom,pois indica tomar 3 colheres de óleo de coco verde virgem e a ilustração é do coco marrom. Achei super legal vc ensinar, mas se possível indique onde encontrar o produto, pois nem todos tem tempo para fazê-lo.





u