O Famoso Bolo Souza Leão

4
Aqui no meu bloguinho não poderia faltar a receita do melhor e mais antigo bolo de Pernambuco. O Bolo Souza Leão ficou famoso desde a visita Imperial de Dom Pedro II e Teresa Cristina em Recife. Conta a história que eles se empanturraram. Esse bolo completa 140anos e faz parte da tradição. A receita dessa iguaria de milhões de calorias e ocupa espaço no Museu do Homem do Nordeste em Recife. lembrei que sempre fazia esse bolo quando meus meninos eram pequenos e eles adoravam.

Vale a pena fazer essa receita e  degustar :




INGREDIENTES:
6 xícaras de chá de leite de coco
2 xícaras de chá de água
2 xícaras de chá de manteiga
1kg de açúcar
1kg de massa de mandioca
12 gemas
1 pitada de sal
MODO DE PREPARO:
Leve o açúcar com a água ao fogo alto, mexendo até dissolvê-lo. Pare de mexer e deixe ferver por 8 minutos ou até a calda atingir o ponto de fio (esfrie um pouco e pegue com os dedos. Ao afastá-los deve se formar um fio). Retire do fogo e acrescente a manteiga. Misture até derretê-la. Deixe esfriar completamente. Lave, escorra e peneire a massa de mandioca. Junte as gemas e bata por 5 minutos. Ponha o leite de coco e o sal e misture até ficar homogêneo. Adicione a calda de açúcar e a manteiga. Misture bem. Aqueça o forno em temperatura média. Passe a massa por uma peneira bem fina de oito a dez vezes, até não restar mais nenhum resíduo. Forre o fundo da fôrma com papel-manteiga. Unte o papel e a lateral da fôrma com bastante manteiga. Ponha a massa e asse por 1 hora e 20 minutos ou até que, ao enfiar um palito, este saia limpo. Desenforme quando estiver morno

4 comentários:

She disse... [Responder Comentário]

Que delícia, essa foto tá um pecado... eu quero! E agora? (rs) Bjo, bjo!
She

Anônimo disse... [Responder Comentário]

Olá Tereza, como vai?
Passando para agradecer sua visita.
Meu maridão está aqui do meu lado e ficou com água na boca com a receita, me pediu para fazer um. Vou tentar.
Adorei seu cantinho, voltarei mais vezes.
Um beijo.

...EU VOU GRITAR PRA TODO MUNDO OUVIR... disse... [Responder Comentário]

Olá Teresa!!!

Maraaaavilhoso este bolo...adooro!

Mas gosto de encontrá-lo pronto...como diz minha filhota Gabi tenho "infecção culinária"...cozinha não é mais o meu lugar favorito!


Um beijo gostoso!

Sonia Regina.

Elza disse... [Responder Comentário]

Eu amei sua receita e vou fazer p/ minhas formiguinhas ,(a familia toda )eu não posso pq sou diabetíca kkkkk mas meus amores ama docês.
Eu vou fazer uma surpresa p/ eles kkkk
Parabéns e obrigado por compartilhar esta delicia.
hummmmmmmmmmm bjs !!!