Palmares está sem Passado

1
Nas cidades da Mata Sul de Pernambuco atingidas pelas enchentes, ainda há muita lama nas ruas e dentro de casas e prédios públicos. No Fórum de Palmares, milhares de documentos foram perdidos. No cartório, as certidões ficaram debaixo d´água e parte da história da cidade foi embora com a enchente.

Duas semanas já se passaram e o prédio da Prefeitura ainda está sem água, sem luz e sem telefone. Três secretarias municipais funcionam no local e os servidores estão desnorteados, pois não sabem como salvar os documentos. Todo dia é de limpeza, mas somente o gabinete do prefeito está como antes.

No setor judiciário há caos, tanto no cartório eleitoral como no de registro civil. Ficou tudo submerso: certidões, documentos diversos. Nada sobrou para comprovar parte da história do povo de palmares.

No Fórum não há sinal de expediente. Nada de móveis, computadores nem mesmo energia. Mais de seis mil processos estavam lá, mas a lama só poupou alguns. Nenhum, entretanto, da Vara Criminal.

 “Vamos fazer uma triagem pra ver o que é que pode recuperar, o que é possível recuperar. infelizmente a gente sabe que muita coisa vai ser perdida, terá que ser jogada fora porque não tem como recuperar. É muita lama”, informou Aparecida Maria Cavalcanti, secretária do Fórum.

Sem documentos, sem a lembrança do passado e sem trabalho, os moradores de Palmares se sentem sem rumo. Procuram achar um ponto para, a partir dele, recomeçar.

A cozinheira Damiana da Costa morava num bairro que foi devastado e está morando em casas de amigos: “perdi tudo, perdi meu lar. Só tenho minha vida e a do meu filho. Perdi minha casa, a cheia acabou com tudo”.

Palmares tenta sobreviver, mas o serviço na rua parece não ter fim, muito menos a angústia dos moradores

1 comentários:

Beaz disse... [Responder Comentário]

Teresa,
procuro o que lhe dizer mas sinto que qualquer coisa pode ser fútil. Não vivi uma enchente como esta e tudo o que ela pode acarretar. Conheço a tarefa de cuidar de entes queridos, do cultivo da força, da constância, e do esforço para não esmorecer, não aparentar preocupação e dar consolo. Carinhosamente. O resultado pode não ser a salvação do nosso paciente, como preferiríamos, mas fazer bem feita a nossa parte é uma missão recompensada pela tranquilidade futura, na sensação do dever cumprido - amorosamente. A própria missão do médico não é sempre de salvar vidas, mas de permitir a melhor qualidade de vida dentro das circunstâncias. Sua companhia e apoio fazem a maior diferença para sua tia. Neste momento esta é a sua tarefa maior. Uma coisa de cada vez. Você dará conta de tudo. Desejo melhoras para sua tia, o milagre de um bom atendimento e muita muita força de espírito para você.