Alergia Alimentar

1
É comum chegar gente lá na Farmácia com alergia alimentar.Crustáceos (camarão), abacaxi, chocolate,amendoim, são os mais comuns. Tem cada caso pior que outro. E o pior é que muitas vezes a pessoa fica se automedicando e nem ta ai pra fazer uma consultinha no médico. Quando eu vejo que é uma besteirinha eu tento ajudar vendendo um hepatoprotetor e um creme pra aliviar o prurido, mas na maioria dos casos mando mesmo procurar o Hospital.
As criancinhas são as mais afetadas. Os danoninhos, salgadinhos, refrigerantes e bombons são os causadoores deste desconforto.
A substância capaz de desencadear a alergia, que na maior parte dos casos é uma proteína, recebe o nome de alergênio ou alérgeno. Os alimentos mais comumente envolvidos em alergia alimentar são: leite de vaca, carne de porco, ovo, peixe, tomate, laranja, banana, soja, nozes, amendoim, trigo, chocolate, camarão e marisco.

Os sintomas geralmente aparecem dentro de duas horas após a ingestão do alimento e variam de acordo com quantidade de alérgeno absorvida, os tipos de reações que ocorrem e a sensibilidade do órgão alvo.

Os principais sintomas relatados são: dor abdominal, náusea, vômito, diarréia, sangramento gastrointestinal, prurido (coceira) na boca ou na garganta. Podem aparecer também manifestações cutâneas como vermelhidão, urticária, feridas, inchaço.




.

1 comentários:

karla dote - butterfly disse... [Responder Comentário]

sei bem o que é isso... minhas alergias são ao pigmento vermelho dos alimentos e é do tipo cutânea e ainda piora com o calor de Fortaleza... bjk