Mulheres - Donas da própria vida

0
Um protesto que reuniu 2.500 mulheres de diversas regiões do Estado marcou o lançamento da Campanha- MULHERES DONAS DA PRÓPRIA VIDA-A concentração aconteceu hoje na Praça Paulo Paranhos, no centro da cidade de Palmares, Zona da Mata Sul de Pernambuco.

Viver sem violência é um direito das mulheres do campo.Mulheres sofridas, já não lhes basta a pobreza, a falta do que comer... muitas vivem sob ameaças e até sofrem torturas...espancamentos que as vezes levam até a morte.


Participei da manifestação e pude assistir a horríveis depoimentos em praça pública . Mulheres pobres trabalhadoras do campo, falando sobre os mal tratos sofridos em suas casas e mostrando as marcas das agressões no corpo.

Lei Maria da Penha

Em agosto de 2007, a Lei Maria da Penha foi homologada com o intuito de criar mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher. Após três anos a Lei segue enfrentando dificuldades sérias para a implementação efetiva. Sua criação foi fruto da luta de entidades feministas e representa uma das grandes conquistas dos movimentos que combatem a violência contra mulheres.

A Lei foi batizada para homenagear a farmacêutica cearense Maria da Penha Maia Fernandes, vítima de agressão durante seis anos por parte do marido. Em 1983, por duas vezes, ele tentou assassiná-la. Na primeira com arma de fogo, deixando-a paraplégica, e na segunda por eletrocução e afogamento. O agressor só foi punido 19 anos após o julgamento e ficou apenas dois anos em regime fechado.



Em Ribeirão, na Mata Sul do Estado, a dona de casa Maria Cristiane da Silva, 28, foi morta a facadas pelo marido no último sábado. Por volta das 23h do mesmo dia, outra jovem não identificada, aparentando ter 20 anos, foi encontrada morta às margens da PE-17, em Moreno, na Região Metropolitana.

Com as mortes, subiu para 174 o número de mulheres assassinadas no Estado este ano.



VIOLÊNCIA SEXUAL É CRIME! DENUCIE!

0 comentários: