O Apitaço em Pernambuco salva mulheres indefesas

0
Em Pernambuco é assim: mulheres unidas, jamais serão vencidas!  Para dar um basta na violência doméstica em Recife, um grupo de mulheres se reuniram e criaram " o apitaço" . Uma ONG - Cidadania Feminina.

 E para combater essas barbáries contra  mulheres indefesas, a ONG lançou até uma cartilha contra esse tipo de violência, que cresceu muito em Recife.  Assassinatos, estupros e outras agressões contra as mulheres no nosso Estado tinha que acabar!

 Foi quando a Rejane Pereira teve uma idéia : distribuir apitos nas comunidades onde aconteciam mais atos contra as mulheres. A mulher ameaçada pelo companheiro começa a apitar alertando a vizinhança que começa a apitar também fazendo com que o agressor fique intimidado e seja denunciado.

Essa Nota Pública do Observatório Negro -Pe, resume tudo:

NEM COMIDAS NEM BEBIDAS – SOMOS MULHERES E QUEREMOS RESPEITO -Não somos comidas nem bebidas – somos mulheres. Não somos descartáveis como uma lata de cerveja – somos a presença contínua e renascente de nossas ancestrais, a reconstrução cotidiana de nossas experiências femininas. Não somos as Devassas, nem as Boas das cervejarias; não somos o “grande atoleiro de carne” de Gilberto Freyre; somos Mulheres. Nenhum rótulo. Mulheres indivíduos, mulheres coletivas, mulheres arquétipos. Desde nascidas, somos. Até o derradeiro instante, somos.


0 comentários: