Plantas que curam

0

Desde pequena que vejo o uso de cura pelas plantas em minha família. Chás de ervas sempre fizeram parte de receitas de meu pai que era um farmacêutico renomado.

Raiz, planta ou folha sempre ajudaram a aliviar sintomas de algumas doenças.Sarampo se curava com banho de sabugueiro, dor de ouvido com arruda, dor de barriga com hortelã e cidreira...

 Unindo ciência e tradição, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) quer popularizar esse conhecimento, esclarecendo quando e como as drogas vegetais devem ser usadas para se alcançar efeitos benéficos. A medida faz parte da RDC 10, publicada nesta quarta-feira (10).

As drogas vegetais não podem ser confundidas com os medicamentos fitoterápicos. Ambos são obtidos de plantas medicinais, porém elaborados de forma diferenciada.  Enquanto as drogas vegetais são constituídas da planta seca, inteira ou rasurada (partida em pedaços menores) utilizadas na preparação dos populares “chás”, os medicamentos fitoterápicos são produtos tecnicamente mais elaborados, apresentados na forma final de uso (comprimidos, cápsulas e xaropes).
Todas as drogas vegetais aprovadas na norma são para o alívio de sintomas de doenças de baixa gravidade, porém, devem ser rigorosamente seguidos os cuidados apresentados na embalagem desses produtos, de modo que o uso seja correto e não leve a problemas de saúde, como reações adversas ou mesmo toxicidade.

Luana Cury - Imprensa / Anvisa


0 comentários: