Ser feliz

0



Ser feliz parece proibido para as pessoas de baixa auto-estima. A felicidade parece incomodar, gerar ansiedade e desconforto. Parece evocar ecos do passado que dizem “não mereço ser feliz”. Muitas vezes ocorrem culpa e sensação de inferioridade. Diante da eminência do sucesso é como se a pessoa se sentisse um impostor, passível de ser descoberto a qualquer momento. A falta de coragem de assumir a felicidade faz com que, ao invés de questionar essas vozes destrutivas num diálogo interno, acreditem piamente nela e a obedeçam.
Na base está a baixa auto-estima. A sensação de que seu destino não é ser feliz. Um sentimento de culpa baseado em crenças errôneas acerca de si mesmo, do ambiente e do futuro.Pessoas com baixa auto-estima se condenam com a autopunição e provocam o insucesso e sua ocorrência reforça as crenças subjacentes de incapacidade. A profecia inconsciente se realiza. Diferentemente, pessoas com auto-estima adequada perseveram, tomando o insucesso como oportunidade de aprendizado, e aumentam as chances de vitória.
Existem pessoas que tem medo de assumir o compromisso. “Parece que hoje em dia, há quem tenha medo do lobo mau, e há também quem tenha medo de ser feliz para sempre.

0 comentários: